DOAR AGORA

CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA
21 de setembro de 2022 Diangela Menegazzi

Mulheres kilombolas fazem primeiro encontro em Rio Pardo (RS)

O 1º Encontro de Mulheres Kilombolas do Kilombo Rincão dos Negros foi organizado pelo grupo Unidas na Luta e ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

Cerca de 120 pessoas participaram do evento no dia 23 de julho. A atividade ocorreu na associação da comunidade kilombola, no município de Rio Pardo, Rio Grande do Sul. 

Temas como autonomia financeira para mulheres, saúde, direitos e políticas públicas permearam toda a programação. Também houve trocas de experiências e apresentação da dança de origem africana Quicumbi. Saiba mais!

Encontro do Projeto Saúde Comunitária é realizado em Teutônia (RS)

O encontro anual dos grupos de mulheres do Projeto Saúde Comunitária (PSC) do Vale Taquari reuniu cerca de 120 pessoas no dia 11 de agosto, em Teutônia (RS). Dezesseis grupos do projeto estiveram representados. A temática do evento foi “Rede de Comércio Justo e Solidário: Horta Comunitária e Espaço da Economia Solidária”.

O tema escolhido diz respeito às duas iniciativas desenvolvidas no âmbito do PSC no bairro Canabarro, município de Teutônia, em espaços da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor. O PSC é desenvolvido desde 2003 pela FLD-CAPA em parceria com o Sínodo Vale do Taquari. Leia a matéria completa!

O clamor indígena do Oeste do Paraná 

A região Oeste do Paraná sediou uma das mais importantes mobilizações do povo Avá-Guarani. A segunda edição da Aty Guasu, grande assembleia, reuniu cerca de 300 lideranças no Tekoha Jevy, na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, em Guaíra (PR), entre os dias 7 e 12 de agosto. Veja como foi!

Nossa Terra e CAPA reúnem-se com representante do Ministério da Agricultura

Representantes da Cooperativa Nossa Terra e do CAPA reuniram-se com o Chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica, da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do RS, José Cleber Dias de Souza, em Erexim (RS). 

Estiveram na pauta da reunião, na manhã de terça-feira, 16 de agosto, ações em execução e as perspectivas de desenvolvimento e integração e apoio do MAPA. Também foram abordados aspectos técnicos e legais e as atualizações promovidas na regulamentação brasileira da produção orgânica. Continue lendo!

CAPA adquire 12 variedades de feijão tradicional e varietal

Sementes de 12 variedades de feijão, num total de 160 quilos, foram adquiridas pelo CAPA para serem doadas em continuidade ao trabalho de preservação e multiplicação de sementes nas diversas comunidades kilombolas, de famílias agricultoras familiares, entre outros.

De acordo com Márcio Morales, membro da equipe técnica do CAPA e que acompanha e faz o resgate e preservação destas sementes, esse trabalho precisa ser contínuo para que essas sementes permaneçam de posse das famílias agricultoras. Veja a publicação! 

eskort mersin - eskort adana