DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Encontro do Projeto Saúde Comunitária é realizado em Teutônia (RS)
16 de agosto de 2022 Diangela Menegazzi

O encontro anual dos grupos de mulheres do Projeto Saúde Comunitária (PSC) do Vale Taquari reuniu cerca de 120 pessoas no dia 11 de agosto, em Teutônia (RS). Dezesseis grupos do projeto estiveram representados. A temática do evento foi “Rede de Comércio Justo e Solidário: Horta Comunitária e Espaço da Economia Solidária”. 

O tema escolhido diz respeito às duas iniciativas desenvolvidas no âmbito do PSC no bairro Canabarro, município de Teutônia, em espaços da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor. O PSC é desenvolvido desde 2003 FLD-CAPA em parceria com o Sínodo Vale do Taquari da IECLB.  

“Poder retomar esse encontro presencialmente foi fundamental, pois é onde acontece as partilhas, ajuda mútua, reflexões sobre diversos assuntos. O encontro fortalece as mulheres”, acentuou a enfermeira Grasiela Michels, que assessora os grupos do PSC pela Fundação Luterana de Diaconia – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-CAPA). 

Programação

As participantes do encontro visitaram a Horta Comunitária e o Espaço da Economia Solidária. A recepção e apresentação das ações às visitantes foram feitas pela Pastora Cristiane Inês Echelmeier, Miriam Magedanz e outras voluntárias que atuam nos espaços.

A Horta Comunitária segue os princípios da agroecologia, sustentabilidade, organização comunitária e voluntariado. O Espaço da Economia Solidária tem o propósito de acolher pessoas e promover formação e orientação de acesso a direitos e serviços públicos. 

Farmácia Caseira

Durante o evento foi entregue a cada participante a cartilha “Como montar uma farmácia caseira”. O material traz informações sobre plantas, chás e outros preparos caseiros para diversas situações de saúde. A cartilha foi escrita e editada pelo CAPA, com o apoio da IECLB. 

Ecovale presente

Seguindo a lógica da rede de comércio justo e solidário, o evento teve ainda a presença da cooperativa Ecovale, com feira de produtos agroecológicos. As mulheres também arrecadaram e doaram 60 quilos de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Horta Comunitária.