DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Mulheres kilombolas realizam primeiro encontro no município de Rio Pardo (RS)
25 de julho de 2022 Diangela Menegazzi

O 1º Encontro de Mulheres Kilombolas do Kilombo Rincão dos Negros foi organizado pelo grupo Unidas na Luta e ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

Cerca de 120 pessoas participaram do evento no dia 23 de julho. A atividade ocorreu na associação da comunidade kilombola, no município de Rio Pardo, Rio Grande do Sul. 

Temas como independência financeira para mulheres, saúde, direitos e políticas públicas permearam toda programação. Também houve trocas de experiências e apresentação da dança de origem africana Quicumbi. 

Além das mulheres do Rincão dos Negros, vieram para o evento mulheres dos kilombos do Algodão, de Pelotas, Coxilha Negra e Boqueirão, de São Lourenço do Sul. 

União para seguir em frente

Para a presidenta da Associação do Kilombo Rincão dos Negros e assessora de FLD-CAPA, Joelita David, o que mais marcou a atividade foi a troca de saberes e experiências. Segundo ela, isso fez com que mais mulheres despertassem para a união e o fazer coletivo. “Se unir mais, fazer mais”, destacou Joelita.

O fortalecimento mútuo das mulheres negras também foi o ponto mais importante para Maria Escarlate Pereira, do Grupo de Mulheres Negras de São Lourenço do Sul (Mene). 

“Tivemos a oportunidade de compartilharmos nossas vivências e experiências, bem como fortalecer a rede preta e kilombola através do afroafeto, da cultura e de discussões”, disse Maria Escarlate.

A atividade teve a parceria de FLD-CAPA e de outras pessoas e organizações parceiras. Segundo Joelita, esse é o primeiro dos muitos encontros que as mulheres estão dispostas a realizar.

Fotos: Arquivo CAPA

eskort mersin - eskort adana