DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Nossa Terra e CAPA apresentam demandas a representante do MAPA
23 de agosto de 2022 Diangela Menegazzi

Representantes da Cooperativa Nossa Terra e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) reuniram-se com o Chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica, da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do RS, José Cleber Dias de Souza, em Erexim (RS). 

Estiveram na pauta da reunião, na manhã de terça-feira, 16 de agosto, ações em execução e as perspectivas de desenvolvimento e integração e apoio do MAPA. Também foram abordados aspectos técnicos e legais e as atualizações promovidas na regulamentação brasileira da produção orgânica.

Durante a conversa, Adelmir Gaiardo, presidente da Cooperativa Nossa Terra, Lucinei Calgaro e Marcelo Valmorbida, também membros da organização, destacaram ao representante do MAPA a importância de se estabelecer mecanismos para ampliar a operação das agroindústrias já instaladas. Salientaram ainda que a comercialização da produção das agroindústrias familiares deve ser compreendida como projeto estratégico dentro da Cooperativa.

Atualmente existem oito agroindústrias certificadas que estão aptas a processar produtos da agroecologia e produção orgânica da região, entre eles, tomates, cana-de-açúcar, grãos, mandioca. João Foschiera, assessor do CAPA, lembrou que isso se deve ao trabalho de certificação participativa por meio da Rede Ecovida de Agroecologia, cujo quarto maior núcleo é o do Alto Uruguai, do qual todas as agroindústrias fazem parte.

Jovens e mulheres

Kariane Gaiardo colaboradora da Cooperativa Nossa Terra trouxe à conversa questões para avaliar a possibilidade de fomento a uma feira orgânica na cidade de Erexim que tenha como feirantes e público consumidor mulheres e jovens. E também apresentou projeto de melhorias na estrutura da Feira Nossa Terra, que já ocorre às quartas-feiras e aos sábados no centro de Erexim. 

José Cleber parabenizou o projeto apresentado e destacou a importância de iniciativas como essa, que oportunizem a participação e a expressão das juventudes rurais e ofereçam espaço de interação com o público urbano. “Isso contribui para que a juventude perceba que o meio rural pode, e deve, se constituir em um espaço de vida de qualidade e produção ambientalmente sustentável”, expressou. 

Ovos orgânicos

A produção de ovos orgânicos também foi pautada na reunião. A ideia é de que esse mercado seja estabelecido por CAPA e Nossa Terra no próximo ano. José Cleber elucidou a legislação vigente e as preocupações do Ministério da Agricultura na produção animal orgânica. Ele disse que o desenvolvimento desse setor é uma das tarefas da agricultura familiar camponesa para contribuir na alimentação das pessoas.

Foto: Arquivo CAPA

eskort mersin - eskort adana