Sementes crioulas de acelga, alface, cenoura, coentro, couve, pimenta e girassol serão distribuídas a 77 famílias indígenas e agricultoras do Alto Uruguai, na região noroeste do Rio Grande do Sul. A entrega das sementes é resultado de projeto apresentado pela Cooperativa Nossa Terra, de Erexim, assessorada pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), ao Programa Sementes Banrisul.
Além das entregas às famílias, a Cooperativa e o CAPA vão reproduzir em sistema de viveiro duas mil mudas de abobrinha, cebolinha, mogango e repolho. Posteriormente, essas mudas devem ser disponibilizadas às agricultoras e agricultores para ampliar a produção e comercialização de produtos agroecológicos.
A entrega oficial das sementes à Nossa Terra e ao CAPA foi feita por representantes do banco Banrisul na última semana, em Erexim. A previsão é a de que as sementes sejam entregues a todas as famílias até a primeira quinzena de setembro.
Muita semente para alavancar a biodiversidade do Alto Uruguai
Para Joel Zulian, representante da Cooperativa Nossa Terra, projetos como este estimulam as famílias agricultoras e indígenas à produção agroecológica na região. “Precisamos acreditar em um projeto mais saudável de produção de alimentos e investir nele com conhecimento, tecnologia adequada, informação e formação das pessoas envolvidas, e consolidar espaços alternativos e solidários de comercialização, para que todos possam viver melhor”, afirma Zulian.
Segundo a coordenadora do CAPA Erexim, Ingrid Margarete Giesel, o CAPA tem distribuído as sementes agroecológicas, com patrocínio do Banrisul, desde 2013. “Em 2021, na parceria com a Cooperativa Nossa Terra, a ideia é aumentar o número de famílias produzindo de forma agroecológica. Desse modo, estamos promovendo a segurança e a soberania alimentar, além de contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento local”.
Projeto com respaldo social
O Programa Sementes Banrisul é uma iniciativa criada em 2008 que estimula a produção de alimentos de base agroecológica e orgânica por meio da distribuição de sementes agroecológicas. Essas sementes são adquiridas de famílias agricultoras assentadas pela Reforma Agrária, organizadas na Rede de Sementes Agroecológicas BioNatur.
O gerente geral da agência do Banrisul em Erexim, Ademir Vargas, destaca que o Programa vai ao encontro de diversas outras iniciativas da entidade que contemplam programas de desenvolvimento social. “O trabalho estimula a qualidade dos alimentos que vem à mesa do nosso povo, a conscientização tanto do produtor como do consumidor para produzir e consumir produto de qualidade, a sustentabilidade e a melhoria de renda das famílias”,
Na avaliação do assessor técnico do CAPA João Foschiera, toda essa articulação que ocorre a partir do projeto traz um respaldo social muito importante ao trabalho. “Isso faz com que realmente as sementes sejam frutos e virem mais sementes, pois o ciclo de interação entre estado e sociedade é muito fortalecido por este processo”, conclui.
Texto: Diangela Menegazzi
Fotos: Arquivo CAPA
> Leia também: Parceria entre Banrisul, CAPA e organizações da agricultura familiar viabilizam entrega de kits de sementes