DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA promove intercâmbio de conhecimentos entre associações de famílias agricultoras no Oeste do Paraná
20 de agosto de 2021 Diangela Menegazzi

Agricultoras e agricultores que integram a Associação dos Produtores Rurais Familiares de Formosa do Oeste (Aprofor), no Paraná, estão em busca de mais conhecimento para organização e comercialização de alimentos saudáveis. As famílias querem aprimorar suas práticas de produção e desenvolver mais a cooperação.  

Na última terça-feira (17), em visita à Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos (Acempre), em Marechal Cândido Rondon, buscaram saber mais  sobre a inserção em mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

“Tiramos muitas de nossas dúvidas para os aprimoramentos de nosso interesse. Tive um bom entendimento dos trabalhos realizados e esperança de dias melhores para a nossa agricultura familiar”, disse a agricultora Luzia de Oliveira.

Práticas Agroecológicas

No mesmo dia, em Marechal, também visitaram a sede do CAPA, o moinho ecológico da Família Gabe, e, em Toledo, a unidade familiar certificada orgânica da Família Schenkel. No CAPA, aprenderam mais sobre a ação, atuação e conquistas da Agroecologia na região Oeste. Já no moinho ecológico e na propriedade certificada, intercambiaram experiências sobre práticas de manejo orgânico, sistema de produção em estufa e uso de biofertilizantes. 

Para as agricultoras Maria das Neves Tessaro e Saleti Ubaldo o intercâmbio também foi muito proveitoso. “Tudo que a gente vê e ouve é aprendizado e nos ajuda a superar nossas próprias dificuldades”, afirmou Saleti. 

As visitas resultaram ainda em acordos para futuras parcerias, como a realização de um curso básico de homeopatia em Formosa do Oeste e de outro para produção de panificados e bolachas.

Assessoramento

A Aprofor e a Acempre, assim como as famílias que as integram, são assessoradas pelo CAPA por meio do convênio entre FLD-CAPA e Itaipu Binacional.

Texto: Diangela Menegazzi
Fotos: Arquivo CAPA

> Leia também: Biofertilizantes e defensivos alternativos são temas de atividade em Formosa do Oeste

 

eskort mersin - eskort adana