DOAR AGORA

Parceria entre Banrisul, CAPA e organizações da agricultura familiar viabilizam entrega de kits de sementes

Notícias

Parceria entre Banrisul, CAPA e organizações da agricultura familiar viabilizam entrega de kits de sementes
17 de julho de 2020 Núcleo Pelotas

Kits beneficiarão 1500 agricultoras e agricultores familiares em diversos municípios

 

Foram realizadas nos últimos dias 06 e 16, nas agências do Banrisul de Pelotas e de São Lourenço do Sul/RS respectivamente, a entrega de 754 kits de sementes agroecológicas aos presidentes da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul), Valdemar Vahl, e ao presidente da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda (Coopar), Nildo Rutz, acompanhados dos técnicos do CAPA, que irão beneficiar famílias dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre, Morro Redondo, Canguçu, Turuçu, São Lourenço do Sul e Barra do Ribeiro. Estas foram as duas primeiras entregas de um total de quatro que acontecerão ao longo do mês de julho e que irão beneficiar aproximadamente 1500 famílias no total.

Os projetos foram encaminhados pela Cafsul e Associação Kilombola do Algodão, ambas de Pelotas, pela Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Canguçu e pela Coopar, de São Lourenço do Sul, todos com apoio do CAPA. Os kits de sementes irão beneficiar famílias agricultoras ligadas a estas entidades e são importantes para o fortalecimento da segurança e soberania alimentar, além de serem alternativa também para a geração de renda, com a venda do excedente da produção.

De acordo com o Coordenador Geral do CAPA, Roni Bonow, a parceria com o Banrisul para a aquisição e entrega dos kits foi muito importante, pois os agricultores familiares, kilombolas e indígenas que serão beneficiados estão numa situação de vulnerabilidade nesta safra, já que perderam grande parte das suas hortas e lavouras em decorrência da forte estiagem que atingiu toda a região. “O objetivo do projeto foi o de qualificar a alimentação das famílias através da produção de alimentos nas hortas existentes nas propriedades, em razão das dificuldades ocasionadas pelo grande período de estiagem na região, e também por dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19”, explicou.

Cada entidade proponente fará a entrega das sementes para os agricultores familiares atendidos tecnicamente pela Chamada Pública de ATER (Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural), executado pela FLD/CAPA, num total de 960 famílias, além de indígenas e comunidades kilombolas. Os kits vão beneficiar famílias distribuídas nos municípios de Pelotas, Morro Redondo, Barra do Ribeiro, Arroio do Padre, Canguçu, Amaral Ferrador, Turuçu, Cristal, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Encruzilhada do Sul, Santana da Boa Vista e São José do Norte.

Cada kit entregue as famílias possui 13 sachês com sementes de acelga crioula, alface Bio Rainha, alface Bio Colonial, almeirão crioulo, couve crioula, couve manteiga, cebola Juporanga, melancia amarela, melão gaúcho, moranga Sul Mineiro, mostarda crespa, rúcula, tomate Bio Feliciana e salsa lisa.

O programa Sementes Banrisul foi criado em 2008 com o objetivo de orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, visando também auxiliar na geração de renda nas comunidades onde o Banrisul está inserido.

Fotos: CAPA/Divulgação