DOAR AGORA

Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura encerra com apresentação de estudos de casos

Notícias

Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura encerra com apresentação de estudos de casos
29 de novembro de 2023 Rocheli Wachholz

Aconteceu na última terça-feira (28), a etapa final do Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura e Ambiente. A apresentação de estudos de casos sobre a aplicação de homeopatia em plantas, animais e ambientes foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erexim, para 60 agricultoras, agricultores, estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que integram a terceira turma, habilitados para concluir o curso mediante

Com 160hs de duração, o curso de extensão visa difundir conhecimentos sobre a homeopatia entre as pessoas participantes, com um olhar especial às famílias agricultoras, para que possam produzir alimentos livres de resíduos químicos, de maneira mais autônoma e com custo de tratamento praticamente zero.

De acordo com Tarita Cira Deboni, engenheira agrônoma e professora doutora pela UFFS, o propósito de realizar o curso de homeopatia é o fortalecimento desta ciência em toda a região do Alto Uruguai Gaúcho. “Esperamos que todas as pessoas participantes possam aplicar a homeopatia em seus meios e restabeleçam a saúde dos ambientes e de seus envolvidos. Que sejam autônomas e não dependam mais de empresas e vendedores”, completa Tarita.

A homeopatia vem sendo construída dentro do campo popular e agroecológico como uma prática sustentável para o equilíbrio da vida nos agroecossistemas. Ela pode ser utilizada de forma livre, segura e soberana, fortalecendo a independência das pessoas em suas unidades produtivas, oportunizando sustentabilidade, equilíbrio, saúde e produção agroecológica.

Geneci Ribeiro dos Santos, dirigente estadual do movimento de mulheres camponesas e agricultora agroecologista afirmou que o curso de homeopatia tem sido uma ferramenta muito importante para a sua vida e o seu trabalho, pois permitiu aprofundar os conhecimentos nos princípios desta ciência que possui a arte de curar. “A homeopatia tem permitido diminuir os custos com a compra de medicamentos e desta forma, diminuir o uso de agrotóxicos, proporcionando às famílias produzir alimentos mais saudáveis e com isso ter uma maior e melhor consciência ecológica e permitir que famílias camponesas possam cuidar mais do ambiente e dos recursos naturais”, explica.

Renda e autonomia

O assessor do CAPA Erexim, Vitor Hugo Hollas, um dos responsáveis pela coordenação e organização do curso, destaca a sua importância para a autonomia e geração de renda das famílias envolvidas, principalmente para às mulheres, maioria na formação. “As vantagens da utilização da homeopatia são muitas. A segurança do tratamento é importantíssima, o custo é muito baixo, o domínio do tema têm sido enorme, a independência gerada nas pessoas participantes para praticar a homeopatia, desenvolver medicamentos e dominar a temática têm sido muito gratificante. É animador ver os impactos causados em todo o agroecossistema, tanto na produção vegetal, de animais, como no ambiente da unidade produtiva, nas pessoas e famílias. Os resultados são surpreendentes”, conclui.

Também Roberto Petroski, agricultor agroecologista destaca a importância do curso, pela qualidade e facilidade de compreensão dos conteúdos apresentados, pela didática aplicada, mas principalmente pela independência que proporciona às famílias agricultoras. “O curso foi de extrema importância, com conteúdos que a gente conseguia compreender, linguagem acessível, mas principalmente pela independência que a homeopatia proporciona ao agricultor. Hoje em dia sofremos muita pressão para a compra de produtos, insumos, serviços e a gente muitas vezes não faz o planejamento das nossas ações, não cria nossas próprias alternativas e já compra o pacote pronto”, explica.

“Esse curso traz outra visão. Possibilita que os agricultores recebam a informação, saibam processar e utilizar ela da forma como nós necessitamos. Sem a dependência ou o vínculo com alguém, alguma empresa”, completa Petroski.

Promoção

O curso é promovido pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), através do seu programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA núcleo Erexim), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erexim, Cresol Base Alto Uruguai, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU).

Texto: Assessoria de comunicação
Fotos: Vitor Hugo Hollas

eskort mersin - eskort adana