DOAR AGORA

CAPA EREXIM – Curso de Extensão – Homeopatia na Agricultura Familiar

Notícias

CAPA EREXIM – Curso de Extensão – Homeopatia na Agricultura Familiar
8 de dezembro de 2020 Núcleo Erexim

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA Erexim, juntamente com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erexim, a CRESOL Base Alto Uruguai e o Movimento dos Atingidos pelas Barragens(MAB) após muitas reuniões, diálogos e aprovação do projeto de extensão na universidade, iniciaram as atividades da 1ª turma do Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura Familiar, de forma virtual, muito importante e significativo para a região do Alto Uruguai.

Segundo a Coordenadora do CAPA, Ingrid Margarete Giesel, ficamos felizes que a aula inaugural deste curso foi realizada na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, e o tema em 2020: Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos e Juntas. As nossas ações são o nosso futuro com o objetivo de alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, alertando para a necessidade da produção de alimentos, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes, alimentos que trazem vida e saúde para todas as pessoas.

A homeopatia é a ciência que cura, previne e promove saúde. O uso da homeopatia na agricultura é crescente e expressiva, são inúmeros os resultados de pesquisa e uso da homeopatia em plantas, animais, solo e água, reduzindo a dependência externa e produzindo alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

A homeopatia para a saúde das plantas e dos animais faz parte da caminhada do CAPA, durante muitos anos fizemos cursos relacionados ao bem estar dos animais. No final de 2017, juntamente com o Professor Altemir, da UFFS visitamos o Núcleo do CAPA em Marechal Cândido Rondon, com o objetivo de conhecer melhor o Laboratório de Homeopatia e as atividades realizadas junto aos agricultores e agricultoras. Ficamos encantados como a homeopatia vem sendo utilizada também em grandes áreas cultivadas com feijão, soja e milho.

Voltamos animados e iniciamos um diálogo com as entidades interessadas na proposta, bem como nos encaminhamentos para a realização do curso. A modalidade virtual é uma alternativa, neste momento de isolamento, mas com certeza teremos atividades presenciais e outras edições.

A produção de preparados homeopáticos será feita no laboratório de Agroecologia da UFFS, Campus Erexim, em parceria com o CAPA, atendendo a demandas regionais dos agricultores e agricultoras, também a pesquisa científica e extensão. A implementação da homeopatia na agricultura poderá favorecer o reconhecimento e confiabilidade do conjunto de tecnologias harmônicas aos princípios ecológicos de produção.

eskort mersin - eskort adana