DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Ações da Semana do Alimento Orgânico 2023 promovem e divulgam alimentos agroecológicos
5 de julho de 2023 Diangela Menegazzi

A XIX Semana do Alimento Orgânico (SAO) contou com diversas atividades para compartilhar informações sobre agroecologia e alimentos orgânicos, buscando ressaltar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. A programação se estendeu de 25 de maio a 4 de junho, voltada principalmente às pessoas consumidoras. A SAO é realizada anualmente em todo o território nacional

Neste ano, o  tema principal foi ‘Produto Orgânico, Amigo do Clima’ e apresentou o papel da produção orgânica como instrumento e aliado na mitigação das mudanças climáticas e do aquecimento global.

Em Pelotas (RS) e região, dentre as diversas atividades realizadas, esteve o Dia Sinodal de Saúde e Alimentação, que reuniu mais de 500 pessoas no município de Arroio do Padre. O evento teve banca de alimentos orgânicos produzidos por famílias do Kilombo do Algodão, oficina sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs), oficina de produção de panificados integrais e também palestra sobre os princípios da ciência da homeopatia.

Também esteve na programação o aniversário de um ano do Feirão Agroecológico. A feira acontece uma vez por mês em frente à Câmara de Vereadores de Pelotas, e teve início na Semana do Alimento Orgânico de 2022. Por meio dela, famílias produtoras têm mais esse espaço de comercialização e estão em contato direto com as pessoas consumidoras. 

Outro destaque da SAO 2023 foi a inauguração de um novo ponto de feira em Pelotas, no Bairro Quartier, no dia 3 de junho. A nova feira  é realizada por duas famílias do Grupo Serra dos Tapes, dos municípios de Pelotas e Arroio do Padre, que ofertam uma grande diversidade de frutas, hortaliças, grãos, tubérculos e panificados.

Em Erexim (RS), as atividades envolveram um coletivo de organizações durante os dias 01 e 03 de junho na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e na Feira da Cooperativa Nossa Terra. Ocorreram painéis de diálogo de professores e estudantes com a comunidade, apresentação de trabalhos acadêmicos e de extensão sobre homeopatia na agricultura, alimentação saudável e gestão de resíduos sólidos, trocas de saberes, sementes e mudas, artesanato, oficinas, entre outras atividades. 

Em Santa Cruz do Sul (RS), ações para divulgar a Semana do Alimento Orgânico ocorreram na Feira da Ecovale. As pessoas consumidoras que passaram por lá nos dias 30 de maio e 2 de junho receberam materiais de divulgação e conversaram com profissionais da nossa equipe.

No Sudoeste do Paraná, foram realizados diálogos com turmas de estudantes de escolas do campo que hoje participam do projeto Guardiãs e Guardiões Mirins de Sementes. Além disso, foi promovida uma visita a uma agrofloresta com estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (UTFPR).

#Agroecologia #CAPA45anos #SemanaDoAlimentoOrgânico #SAO

Crédito fotos: Márcio Morales e arquivo FLD-CAPA

eskort mersin - eskort adana