DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Ações da Semana do Alimento Orgânico ocorrem em Erexim (RS)
31 de maio de 2023 Diangela Menegazzi

Entre os dias 01 e 03 de junho, serão realizadas em Erexim (RS) atividades da Semana do Alimento Orgânico, um evento nacional que promove a conscientização sobre os benefícios dos alimentos orgânicos e da agroecologia. A 19a edição da campanha tem como tema “Produto Orgânico, Amigo do Clima” e busca destacar a importância da produção orgânica na preservação do meio ambiente e na mitigação das mudanças climáticas.

A Semana do Alimento Orgânico é uma iniciativa que acontece em todo o país desde 2005. Em Erexim, a ação é realizada conjuntamente pelo CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), programa da FLD (Fundação Luterana de Diaconia), pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), pelo NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental) do IFRS  (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim), pelo NAAU (Núcleo de Agroecologia de do Alto Uruguai) e pelo Coletivo Feira Jovem.

PROGRAMAÇÃO 

No dia 01, das 10h às 17h, a Feira Agroecológica da UFFS será o local das atividades, que serão unificadas com a Semana Acadêmica da Geografia – Café com Sociobiodiversidade. No saguão do Bloco A, ocorrerão painéis de diálogo de professores e estudantes com a comunidade, apresentação de trabalhos acadêmicos e de extensão sobre homeopatia na agricultura, alimentação saudável e gestão de resíduos sólidos, trocas de saberes, sementes e mudas, artesanato, oficinas, entre outras atividades. 

No dia 03, o cenário das ações será a Feira da Cooperativa Nossa Terra, na Rua João Pessoa, 174. Além da tradicional comercialização de alimentos da agricultura familiar e camponesa, as pessoas visitantes e consumidoras serão convidadas a refletir sobre alimentação saudável e meio ambiente. Estudantes do IFRS e da UFFS também apresentarão estudos e trabalhos desenvolvidos com foco em produtos sustentáveis e na política dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Vão promover ainda degustação de alimentos à base de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).   

TRABALHO COLETIVO 

João Foschiera, assessor do CAPA, destaca a importância da união das organizações promotoras para chamar a atenção sobre o tema. “A Semana do Alimento Orgânico em Erechim é resultado do esforço conjunto de diversas entidades e instituições comprometidas com a promoção da agroecologia e da sustentabilidade. É uma oportunidade de sensibilizar a comunidade sobre os benefícios da alimentação saudável e seu papel na preservação do meio ambiente. Estamos animados em oferecer uma programação diversificada e enriquecedora para todas as pessoas participantes”.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre a Semana do Alimento Orgânico em Erexim:
FLD-CAPA
(54) 9192-7942

 

eskort mersin - eskort adana