DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA incentiva estudantes de escolas do campo a se tornarem guardiãs e guardiões de sementes
3 de maio de 2023 Diangela Menegazzi

Estudantes do ensino fundamental, entre o 6º e 9º ano, de escolas públicas do campo nos municípios de Verê e São Jorge D’Oeste, Sudoeste do Paraná, participam do projeto Guardiãs e Guardiões Mirins e Agroecologia na Defesa de Direitos.

A ação teve início neste ano e é promovida pelo programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da biodiversidade e da adoção de hábitos alimentares saudáveis, além de incentivá-las a cultivar com suas famílias hortas caseiras. 

Conforme explica a assessora do CAPA responsável pelo projeto, Larissa Simão, os encontros ocorrem mensalmente, em um período do dia, conforme a dinâmica da escola. “Elas também colocam em prática os conhecimentos adquiridos, cultivando hortas nas escolas”, complementa.

O projeto inclui ainda visitas técnicas para que as crianças conheçam outras práticas de agroecologia. As alunas Isadora Cucchi e Eloize Camillo da Escola Iolópolis, em São Jorge D’Oeste, lembraram do encontro em que aprenderam sobre a importância dos insetos e da biodiversidade para o meio ambiente, e ainda sobre os venenos que fazem mal tanto para as pessoas quanto para os animais. 

A professora e diretora da Escola Iolópolis, Solênia Terezinha Siega, espera continuidade do projeto. “Que nossos educandos tenham o privilégio de ter outros momentos como este, pois é de muito aprendizado e vêm ao encontro das nossas necessidades enquanto escola do campo”, destacou.

No final do ano, está prevista a formatura das guardiãs e dos guardiões mirins de sementes tradicionais.

Fotos: Arquivo CAPA

eskort mersin - eskort adana