Jovens Avá Guarani de todas as aldeias da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, região Oeste do Paraná, estiveram reunidos no encontro de formação “Teko’yre ndaiporimo’ai tekoha – Sem teko não há tekoha”, entre 23 e 25 de junho, na aldeia Tajy Poty, em Terra Roxa.
A juventude reunida pode ouvir histórias dos mais velhos, os chamõi e charyi kuera, sobre as violências no passado e a luta pela terra e pelo modo de vida guarani, o nhandereko. Também aprenderam sobre seus direitos no mundo não-indígena, seus direitos assegurados na Constituição Federal de 1988, entre eles, o direito à terra e ao território.
O encontro também foi um momento de fortalecer o espírito e o corpo das e dos jovens Avá Guarani. Com a presença dos oporaiva (rezadores), dos chamõi e charyi (anciãos e anciãs), de caciques e lideranças, a juventude se fortaleceu nos momentos de canto e dança na casa de reza.
A formação faz parte de uma série de atividades realizadas em parceria pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), com apoio da Manos Unidas.