DOAR AGORA

Ação do Projeto Innova Ecovida movimentou famílias agroecologistas da região do Alto Taquari

Notícias

Ação do Projeto Innova Ecovida movimentou famílias agroecologistas da região do Alto Taquari
18 de abril de 2024 fld
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD

No último dia 16 de abril, o núcleo Planalto RS da Rede Ecovida de Agroecologia recebeu, no município de São Domingos do Sul (RS), o II Encontro de Bioinsumos. A atividade foi promovida pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), através do seu programa CAPA, como ação do Projeto Innova Ecovida e reuniu 76 agricultoras e agricultores dos estados da região Sul do Brasil pertencentes à Rede Ecovida de Agroecologia.

As ações de trabalho do projeto Innova Ecovida têm movimentado iniciativas de formação, envolvendo as quatro linhas temáticas selecionadas pela rede: bioinsumos, sementes e mudas de hortaliças, e o sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH). O objetivo é seguir fortalecendo os processos de pesquisa e de inovações das URs que estão em execução e que envolve um conjunto de núcleos de famílias que protagonizam a estruturação dos planos, elencando potenciais, demandas e desafios.

Sadi Giacomin, agricultor guardião de sementes do Grupo Salute de Guaporé (RS), que produz milho tradicional, farinha de milho, geleias, polpa de tomate e diversos legumes e verduras que são comercializados na feira, frisou a importância do encontro. “Eu achei interessante porque é uma forma de nós divulgarmos mais o conhecimento sobre os princípios de funcionamento e uso dos biológicos, porque eu não sabia certo como tinha que ser aplicado nas culturas, a época ideal. Além disso, eu moro em uma região que utiliza muito produto químico e é uma maneira dos vizinhos e da comunidade enxergar que é possível produzir com bem menos veneno”, explica.

Além disso, Giacomin ressaltou também como o conhecimento para produzir alimentos com mais facilidade e qualidade é importante. “Nós precisamos de soluções para não utilizar nenhum tipo de insumo químico e com menos gastos e, assim, produzir alimentos limpos que realmente sirvam como alimento e não só como comida”, finaliza.

Foto: Luiz Hartmann/FLD

Promoção do conhecimento

Visando promover a formação e gestão do conhecimento agroecológico, o encontro contou com atividades divididas em momentos teóricos e práticos, para aprimorar a qualidade e aplicação de bioinsumos criados com recursos biológicos das propriedades envolvidas no projeto.

A programação proporcionou palestras sobre bioinsumos na agroecologia: caminho tecnológico para eficiência no manejo, que ficou sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo César Alexandre Bourscheid; sobre a estruturação de biofábricas: metodologias, viabilidade e autonomia no movimento de trabalho, que ficou a cargo dos jovens agricultores agroecologistas e engenheiros agrônomos Jonas e Ronaldo Ferro; e ainda uma roda de conversa sobre os processos de pesquisa e o papel das unidades de referência envolvendo os núcleos das famílias da rede.

Já na parte prática do encontro, aconteceram quatro baterias de campo na unidade de produção da família Ferro. Elas foram divididas nas seguintes temáticas: biofábricas de isolados, biofábricas de colônias e populações de microrganismos, homeopatia na agricultura e ainda macro biológicos, com uma plenária geral de encerramento.

O plano de formação continuará com novas etapas durante o período de realização do projeto.

Projeto Innova Ecovida

Com o objetivo principal de promover pesquisa, inovação e formação, o projeto Innova Ecovida é executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), com a Rede Ecovida de Agroecologia e compõe o programa global ‘Organizações de agricultores líderes em pesquisa e inovação em agroecologia para sistemas alimentares sustentáveis”, chamado de FO-ledR&I. O projeto é apoiado pela União Europeia (UE) e Organização de Estados da África, Caribe e Pacífico (OACP), por meio do instituto Infocos Agri-Agência.

eskort mersin - eskort adana - instagram takipçi satın al - instagram free followers