DOAR AGORA

Com foco principal na água, Dia de Campo de Agroecologia reúne mais de 1500 pessoas

Notícias

Com foco principal na água, Dia de Campo de Agroecologia reúne mais de 1500 pessoas
8 de dezembro de 2023 Rocheli Wachholz

A Embrapa Clima Temperado, a FLD, através do programa CAPA Pelotas e a Emater promoveram, no dia 07 de dezembro, o XVIII Dia de Campo de Agroecologia e a II Feira da Agroecologia na Estação Experimental da Cascata, em Pelotas (RS). O evento contou com a participação de mais de 1500 pessoas, na sua maioria agricultoras e agricultores, kilombolas e indígenas, extensionistas, pesquisadores, gestores, professores e estudantes de diferentes níveis, de vários municípios.

Este ano, o objetivo principal do dia de campo foi o de apresentar soluções tecnológicas com foco no tema das águas, seus excessos e sua escassez, com abordagens que buscaram apresentar tecnologias e inovações disponíveis e direcionadas para lidar com as oscilações climáticas, suas consequências e para promover a sustentabilidade ecológica, a diversificação da matriz produtiva e a reprodução social na agricultura familiar de base ecológica.

De acordo com Márcio Morales, assessor técnico do CAPA Pelotas, o evento foi muito exitoso, pela ampla participação de famílias agricultoras da região, que puderam participar das estações temáticas e ciclos de palestras que trataram de temas importantes para o seu cotidiano. “O tema dos serviços ambientais, da agrosociobiodiversidade, dos sistemas de produção biodiversos e de insumos para a agricultura sustentável, trazidos nas estações temáticas, são de fundamental importância, pois apresentam novas possibilidades de desenvolvimento das propriedades e comunidades, com alternativas para fortalecer a produção de base ecológica, respeitando o ecossistema local e produzindo alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos”, completa Morales.

A edição deste ano contou ainda com oficina pedagógica, mostra cultural de arte e dança, reunião regional de organizações de controle social para a conformidade orgânica e ciranda agroecológica para crianças do ensino fundamental da rede pública de Pelotas, realizadas paralelamente ao dia de campo.

Estações temáticas

Novamente neste ano, o evento contou com quatro estações temáticas. A equipe técnica do CAPA Pelotas esteve na organização de duas delas. A estação de agrosociobiodiversidade, apresentando aos participantes o trabalho realizado junto às famílias guardiãs de sementes que preservam e multiplicam sementes tradicionais nas suas comunidades e também a estação sobre serviços ambientais, mostrando a tecnologia social de captação e armazenamento de água das chuvas.

Feira da Agroecologia

Com a participação de 39 entidades e organizações, a feira agroecológica é outro destaque do evento. Os grupos de agricultoras e agricultores, comunidades tradicionais, associações e cooperativas puderam demonstrar e comercializar a sua produção de sementes, legumes, verduras e hortaliças, frutas, artesanato, produtos industrializados, plantas medicinais, entre outros produtos que foram ofertados aos participantes do evento. A feira contou também com bancas de entidades de pesquisa, extensão e educação.

De acordo com Roni Bonow, Coordenador do CAPA Pelotas, a feira é um espaço muito importante, pois demonstra para os participantes toda a riqueza e potencial produtivo das famílias e comunidades tradicionais. “Com a feira, reunindo tantas iniciativas que integram a agroecologia como um todo é possível ver o quanto somos diversos e como também é diversificada a nossa maneira de produzir, os conhecimentos e produtos que ofertamos”, observa.

Intercâmbio

Este ano o dia de campo contou com a participação de duas caravanas vindas dos CAPAs de Erexim e também de Santa Cruz do Sul. Compostos por pessoas indígenas, famílias agricultoras, estudantes da Efasol e assessores técnicos, os grupos estiveram em Pelotas para conhecer mais sobre as tecnologias desenvolvidas para a produção orgânica de alimentos e também sobre a forma de organização e produção dos grupos e cooperativas acompanhadas na região.

Texto: Assessoria de Comunicação FLD

Fotos: Juliana Soares, Madaliza Nascente, Mateus Kuhn, Roni Bonow e Márcio Morales | FLD

eskort mersin - eskort adana