A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (COOMCAT) está dando um importante passo para fortalecer a segurança alimentar e nutricional das 52 pessoas cooperadas e suas famílias. A iniciativa consiste na construção de uma Horta Comunitária para produção de alimentos saudáveis. O primeiro mutirão para organizar o espaço ocorreu no dia 31 de maio.
A área destinada à horta possui cerca de mil metros quadrados, onde serão plantadas mudas e sementes de hortaliças, frutas nativas, temperos, aipim, batata doce, moranga, abóbora, plantas medicinais, entre outras culturas. A expectativa é a de que, após produzidos, esses alimentos beneficiem mais de 200 pessoas.
O projeto está sendo desenvolvido com recursos do fundo social Sicredi VRP, com apoio e assessoria técnica da FLD (Fundação Luterana de Diaconia), por meio do programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). A ECOVALE (Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas) também é parceira do trabalho.
Quem não quer comida boa?
“Quando se fala em produto orgânico, eu acho que isso em si já é uma coisa que deixa a gente bem empoderada, né? Porque quem é que não gosta de comer um produto natural, um produto que a gente sabe que não tem nada de agrotóxicos?”, indaga Angela Maria Nunes, mulher catadora e coordenadora da COOMCAT.
Angela destaca ainda que o trabalho é de suma importância para a cooperativa, que carece de parcerias sólidas. Segundo ela, a ideia é fornecer alimentos saudáveis também para famílias que atualmente não fazem parte da cooperativa, conforme a produção de alimentos na horta evoluir.
Cooperação e união
A COOMCAT, constituída em 2010 através do trabalho da Associação Ecológica de Catadores Materiais Recicláveis (ASECMAR), é responsável pela Coleta Seletiva Solidária em diversos bairros de Santa Cruz do Sul, além de prestar serviços a grandes geradores. A cooperativa está localizada em dois espaços: um destinado à coleta, no centro da cidade, e a Usina Municipal de Triagem, responsável pela triagem dos resíduos domésticos do município. É neste último espaço que será implantada a horta.
A FLD-CAPA tem assessorado a COOMCAT desde 2022, no âmbito da segurança alimentar e nutricional. Durante as atividades de saúde comunitária, foi identificada a necessidade de produção de alimentos para suprir as famílias da cooperativa. Assim, o projeto da horta comunitária surge como uma proposta para atender essa demanda.
Além do suporte para a construção da horta, a equipe de FLD-CAPA também promoverá oficinas de aproveitamento integral dos produtos cultivados, estimulando o consumo consciente e saudável. “Essa é uma ação coletiva para transformar realidades e promover uma vida mais digna para todas e todos”, resume a coordenadora do CAPA em Santa Cruz do Sul, Melissa Lenz.