DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Oficina sobre certificação orgânica fortalece agricultura agroecológica em Mariluz (PR)
12 de junho de 2023 Diangela Menegazzi

O CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), programa da FLD (Fundação Luterana de Diaconia), em parceria com o Paraná Mais Orgânico do Núcleo da UEM (Universidade Estadual de Maringá), promoveu a oficina “Introdução à Certificação Orgânica” no dia 07 de junho, em Mariluz (PR). 

O evento, realizado com o apoio e participação do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e UEM de Umuarama, teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre os processos de certificação orgânica às sócias e aos sócios da Cooperagraa (Cooperativa Agraria dos Assentados do Vale do Piquiri) e outras famílias do Assentamento Nossa Senhora Aparecida.

Com a participação de 18 pessoas, a 0ficina atendeu a uma demanda específica das famílias cooperadas, que estão diretamente envolvidas na produção de alimentos para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) do estado do Paraná, que busca obter 100% produção orgânica até o ano de 2030.

As famílias da Cooperagra e do Assentamento que fornecem alimentos ao PNAE estão vinculadas ao grupo Cuidando e Cultivando a Vida, pertencente ao núcleo Oeste do Paraná da Rede Ecovida. Hoje é composto por sete famílias, sendo uma delas já certificada como produtora orgânica e outras três em processo de transição.

Segundo a assessora do CAPA Daniela Calza, a oficina é mais um passo do processo contínuo de capacitação e fortalecimento da agricultura agroecológica na região. “Espera-se que mais produtores se juntem ao grupo Cuidando e Cultivando a Vida e ampliem a produção de alimentos saudáveis, promovendo um impacto positivo no meio ambiente e na saúde das pessoas”. 

eskort mersin - eskort adana - instagram takipçi satın al - instagram free followers - deneme bonusu veren siteler