DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Segurança alimentar e nutricional une Coomcat e FLD-CAPA em nova parceria
27 de setembro de 2022 Diangela Menegazzi

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) e a Fundação Luterana de Diaconia – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-CAPA) estão trabalhando conjuntamente em prol da segurança alimentar e nutricional das trabalhadoras e dos trabalhadores cooperados.

Na sexta-feira, dia 16 de setembro, foi realizada oficina de sal temperado. Foram apresentadas plantas condimentares que podem dar mais sabor à comida, sem a utilização de sal em excesso e de temperos industrializados. Foram ainda distribuídas mudas de temperos e chás e de exemplares do calendário lunar, com orientações de plantio e colheita.

“Foi importante conhecer as plantas e fazer o sal temperado para cuidar da saúde”, disse Rosane Lemes da Silva, integrante da Cooperativa. A oficina foi ministrada por Grasiela Michels, enfermeira e assessora de FLD-CAPA. A próxima atividade prevista, em outubro, será sobre receitas com farinha de milho tradicional. 

Ao todo, três encontros já foram promovidos neste semestre. No primeiro encontro, foram identificados os principais problemas de saúde entre as trabalhadoras e os trabalhadores. No segundo, o tema foi pressão alta, onde foram abordados aspectos da doença e verificada a pressão arterial das pessoas cooperadas.

PARCERIA

A Coomcat já participou de outras formações desenvolvidas por FLD-CAPA em anos anteriores, e teve apoio por meio do projeto “Mulher catadora é mulher que luta”. Durante a pandemia da covid-19, as duas organizações se aproximaram em ações de ajuda humanitária, com entrega de cestas agroecológicas às famílias em vulnerabilidade. Desde então, o diálogo se manteve para o desenvolvimento de atividades sobre o tema da Segurança Alimentar e Nutricional.

eskort mersin - eskort adana