DOAR AGORA

Notícias

Notícias

IV Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro destaca importância da fruticultura
17 de maio de 2023 Diangela Menegazzi

O IV Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Cantuquiriguaçu foi realizado nesta quarta-feira (17), na Área Experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul (PR). O evento teve a participação de estudantes, agricultoras e agricultores, profissionais da área e demais pessoas interessadas no assunto.

Com o objetivo de abordar temas relacionados à cultura do morangueiro e sua importância na área de fruticultura na região, o encontro discutiu a viabilidade econômica do cultivo orgânico, formas de cuidado e cultivares, caldas protetoras e repelentes, além de técnicas de irrigação e fertirrigação nos morangueiros.

Agricultoras e agricultores que recebem assessoria do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), programa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e que possuem unidades pedagógicas de morango estavam entre as pessoas participantes, entre elas, Aliny Ebert.

A jovem agricultora, de 16 anos, busca alternativas para se manter no campo e acompanhou de perto as discussões sobre a cultura do morangueiro. “Eu já tinha visto um pouco dessa cultura porque meu estágio é referente a isso. Porém, aprendi coisas novas, como o controle orgânico de algumas pragas e doenças. Também sobre a importância de escolher um cultivar que se adapte a nossa região”, relatou Aliny.

O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos em Horticultura, Grupo PET – Conexões de Saberes e Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT) da UFFS.

eskort mersin - eskort adana