As três turmas de 2º ano do Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul (RS), tiveram uma experiência enriquecedora ao realizar uma saída de estudos até a Feira da Ecovale (Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas), no último dia 9 de maio. A atividade, que integrou os componentes curriculares de Artes e Ciências da Natureza, teve como foco o estudo da alimentação saudável.
Antes da visita, em sala de aula, as crianças conheceram a obra “A Feira”, da pintora Tarsila do Amaral. Já na visita, elas tiveram a oportunidade de compreender melhor o conceito e o funcionamento de uma feira. Conversaram com as agricultoras e agricultores locais, aprenderam sobre produtos orgânicos e realizaram suas próprias compras, vivenciando uma experiência real de participação na escolha dos alimentos.
A professora Maria Elusa expressou sua satisfação com a atividade, destacando que foi a primeira vez que incluíram essa vivência nas sequências didáticas. Ela ressaltou o quanto foi significativo para as crianças poderem escolher os produtos, pagar por suas escolhas e participar ativamente na escolha de alimentos saudáveis.
Melissa Lenz, coordenadora do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), programa que integra a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e que apoia e assessora o trabalho da Cooperativa Ecovale, destacou a importância da feira ser agroecológica e explicou o significado desses alimentos. “É muito importante divulgar a feira e conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de escolher alimentos saudáveis”.