DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Seminário fortalece a discussão sobre agroecologia e segurança alimentar em Maringá (PR)
19 de maio de 2023 Diangela Menegazzi

O Núcleo Libertação Camponesa da Rede Ecovida de Agroecologia organizou o seminário “Agricultura Camponesa Alimento Saudável na Mesa”, realizado na Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá (PR), na quinta-feira (18).

Com a participação de aproximadamente 30 pessoas, o evento reuniu famílias camponesas e agricultoras de municípios da região, representantes de outros núcleos da Rede Ecovida, bem como representantes de instituições de ensino e outras organizações parceiras.

O objetivo principal do seminário foi abordar a conjuntura atual da agroecologia, com enfoque em temas como segurança alimentar, sementes, mudas, bioinsumos e animais. Além disso, foram discutidos assuntos pertinentes ao funcionamento do Núcleo Libertação Camponesa. A programação incluiu momentos culturais, debates e diálogos, com explanações e relatos de pessoas convidadas e participantes.

Durante o evento, o educador José Maria Tardin ressaltou que “a agricultura é a arte de cultivar o sol”, destacando a importância do cuidado com a natureza por parte das agricultoras e agricultores. Ele enfatizou a necessidade de estabelecer sistemas agroecológicos, onde produção e reprodução estão integradas à própria natureza.

“Nós queremos, sim, produzir alimento saudável e de qualidade”, Jildene Lopes da Silva, mulher assentada em Centenário do Sul

A estudante Michelly Cristina de Oliveira, do curso de mestrado em Agroecologia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e integrante da Assindi (Associação Indigenista de Maringá), valorizou a troca de experiências proporcionada pelo seminário, afirmando que fortaleceu os laços e “agroflorestou ideias”.

Jildene Lopes da Silva, do Assentamento Maria Lara, em Centenário do Sul, disse que o seminário ajudou-a a entender melhor muitas dúvidas em relação à agroecologia. “Hoje consegui visualizar, de forma lúdica, a ligação das pessoas com a natureza. E esse ponto foi muito importante pra me deixar mais certa do que eu estou fazendo é o caminho certo”, disse ela, e também acrescentou: “nós queremos, sim, produzir alimento saudável e de qualidade. Que tanto eu, quanto meus filhos e a população em geral, possam consumí-lo”. Jude finalizou dizendo que gostaria de novos eventos como esse. 

APOIO

Daniela Calza, assessora do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), programa da FLD (Fundação Luterana de Diaconia), destacou a importância do seminário apoiado por FLD-CAPA. “Eventos como esse são fundamentais para promover o diálogo entre pessoas e organizações na construção de um sistema alimentar mais saudável e sustentável. Estamos comprometidas em seguir apoiando iniciativas como essa, que valorizam a produção agroecológica e o respeito à natureza”, ressaltou Daniela. 

 

eskort mersin - eskort adana