Neste fim de semana, ocorreu o encontro presencial da 8ª Turma do Curso de Homeopatia na Agricultura, promovido pelo núcleo de Marechal Cândido Rondon do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), programa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
O evento teve a participação de 15 pessoas vindas de diferentes regiões, incluindo Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O objetivo principal desse encontro foi proporcionar uma atividade prática, uma vez que todas as aulas foram realizadas de forma remota. As pessoas participantes buscavam conhecer umas as outras, assim como o CAPA e a realidade de trabalho na região, por isso foram planejados dois dias de imersão em homeopatia, com foco em atividades práticas.
Durante o encontro, foi visitada a unidade familiar de Nilvane e Bruno Pilger, reconhecida como referência no uso da homeopatia animal (produção de leite) e vegetal (grãos). Também foi incluída no roteiro uma visita à propriedade de José Artemio Ames, que utiliza os conhecimentos sobre homeopatia na agricultura no manejo agroflorestal. Ames foi aluno de uma das turmas anteriores do curso promovido pelo CAPA, assim como Nilvane.
Além das visitas, a turma também pode conhecer a sede e o laboratório de homeopatia do CAPA, bem como a Estação Experimental de Entre Rios do Oeste da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), universidade parceira na realização do curso.
A aula extra foi conduzida por Amanda Cecato e Valdeilson de Almeida, da equipe do CAPA e responsáveis por fomentar a homeopatia na região Oeste do Paraná. O professor do curso e parceiro de longa data, Alexandre Mendonça, também participou do encontro e contribuiu com seus conhecimentos.
Saulo Fávaro, agrônomo e produtor de mamão e café, residente em Pinheiro (ES), divisa com a Bahia, compartilhou seu depoimento sobre o curso: