DOAR AGORA

Unidade de referência em sistema de plantio direto de hortaliças é construída no Sudoeste do Paraná

Notícias

Unidade de referência em sistema de plantio direto de hortaliças é construída no Sudoeste do Paraná
2 de junho de 2023 Diangela Menegazzi

Mauro Sergio Erdmann, agricultor de Verê, município do Sudoeste do Paraná, aceitou o desafio de construir em sua propriedade uma unidade de referência em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, conhecido como SPDH. 

O SPDH é difundido como método de transição para agricultura agroecológica, permitindo manejo das culturas com maior eficiência e reduzindo, progressivamente, o uso de agrotóxicos e adubos químicos até eliminá-los das lavouras. 

O intuito da unidade de referência em SPDH na casa do Mauro e da família é o de que estudos e pesquisas sobre o tema sejam desenvolvidos por ele e por outras agricultoras e agricultores da Rede Ecovida de Agroecologia (organização para certificação participativa de produtos orgânicos), com o apoio de instituições de ensino e de assistência técnica.

A iniciativa é realizada pelo projeto Innova Ecovida, do programa global “Organizações de agricultores líderes em pesquisa e inovação em agroecologia para sistemas alimentares sustentáveis” (FO-ledR&I), apoiado pela União Europeia (UE) e Organização de Estados da África, Caribe e Pacífico (OACP) através do instituto Infocos Agri-Agência. O projeto é executado nos três estados da região Sul pela FLD (Fundação Luterana de Diaconia), por meio do programa CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia). 

Pesquisa, inovação e formação

Antes do início do Innova, em 2022, Mauro não tinha conhecimento sobre o SPDH e enfrentava dificuldades com cobertura de solo e falta de mão de obra na unidade familiar. De lá para cá, ele tem participado de atividades e cursos de formação promovidos a partir do projeto. “A expectativa é, além do aprendizado, conseguir reduzir os custos com mão de obra”, explica. 

Recentemente, o agricultor participou de um encontro de formação sobre SPDH em Porto União (SC), onde teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos com profissionais especialistas e com uma família agricultora referência no sistema.  “O curso trouxe bastante informações e referências das práticas. Ficamos conhecendo algumas ferramentas que podem auxiliar nas atividades”, conta Mauro.

Curso sobre SPDH promovido em Porto União (SC)

PARCERIA

A unidade de SPDH na propriedade de Mauro tem a parceria do Núcleo Sudoeste do Paraná da Rede Ecovida, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – campus de Pato Branco, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da UMIPTT (Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – Sudoeste do Paraná).

#Agroecologia #FLD #CAPA #SPDH #RedeEcovida #SoberaniaAlimentar #FOLedResearch #InvestigaciónFOLed #AgriculturaParaElFuturo #AgricultoresInnovanJuntos

eskort mersin - eskort adana