A atriz Letícia Sabatella esteve em Erechim (RS) entre os dias 20 e 22 de setembro, durante a Semana de Meio Ambiente. A artista também conheceu iniciativas de produção e comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos na região do Alto Uruguai gaúcho.
O sítio e o restaurante agroecológico de Sueli Lazzarin, a Tia Lili, e a unidade produtiva da família Kruze foram os locais visitados em Marcelino Ramos, na quarta-feira (21).
Sabatella também visitou o distrito de Capo-Erê, em Erexim, na quinta-feira (22), onde está em desenvolvimento um projeto de implantação de quintais agroecológicos com mais de 30 famílias.
“A Agroecologia e o cuidado social vão trazer uma sociedade melhor para todos nós”, afirmou Letícia Sabatella, após a série de visitas promovidas pela Fundação Luterana de Diaconia – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-CAPA).
Organização, cooperativismo e agroecologia
À beira do Rio Uruguai, a família Kruze produz mandioca, batata-doce, banana, frutas e outras variedades de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos. Há dois anos, a família conquistou o certificado de produção orgânica da Rede Ecovida de Agroecologia e, hoje, tem instalada e funcionando uma agroindústria de mandioca.
“Sempre que buscamos a união com outras famílias, geramos um movimento maior. Quanto mais alimentos saudáveis produzidos, melhor será para todos. Todo mundo merece uma alimentação saudável e de qualidade”, afirmou a jovem agricultora Pamela Kruze. Ela saiu de casa cedo para trabalhar na cidade, mas voltou com o marido para o sítio e é protagonista do trabalho agroecológico e familiar.
Tia Lilia e a irmã, Celoni Chappuis, são pioneiras na organização das famílias agricultoras para o trabalho cooperativo em Marcelino Ramos. Numa roda de conversa, na manhã da quarta-feira (21), elas falaram sobre a realidade e os desafios da agricultura familiar, as formas de organização e a luta para superar o machismo dentro e fora de casa. “Nós temos que provar fazendo, e com calma e diálogo mostrar que a mulher pode e é capaz”, disse Celoni.
Pamela e a família, assim como, Tia Lili e Celoni estão organizadas no grupo agroecológico Costeiros do Rio Uruguai, são cooperadas à Cooperativa Nossa Terra e têm apoio e assessoria da FLD-COMIN-CAPA em todo trabalho.
Quintais agroecológicos no Capo-Erê
Na quinta-feira (22), a atriz Letícia Sabatella esteve com moradoras e moradores do distrito de Capo-Erê, em Erexim. Lá está em desenvolvimento um projeto para implantação de quintais agroecológicos, com produção de hortaliças e frutas.
O que se busca com o trabalho é valorizar os conhecimentos e práticas agrícolas das famílias e fortalecer a produção de alimentos de forma ecológica, para o próprio consumo. Mais de 30 famílias já estão envolvidas no trabalho. A iniciativa é realizada por FLD-CAPA em parceria com a Prefeitura de Erechim e IECLB.
A natureza te abraça
Na fala de abertura da 20a Semana de Meio Ambiente e o 19a Fórum Regional de Meio Ambiente de Erechim, com o tema desta edição será “Meio Ambiente e Bem-Estar: a Natureza te abraça”, Sabatella voltou a falar da importância da Agroecologia.
“Quando a gente fala de Agroecologia, e de uma cidade que pensa na Agroecologia, se pensa na qualidade de vida das pessoas, em corpo e mente saudável. Você cultiva a vida e a vida te dá em troca de que você faz parte dessa natureza e desse meio ambiente”, afirmou.
A Semana de Meio Ambiente é promovida anualmente pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. FLD-CAPA é uma das organizações parceiras.
Texto e fotos: Diangela Menegazzi