DOAR AGORA

21 dias de ativismo pelo fim do racismo e da violência contra as mulheres

Notícias

21 dias de ativismo pelo fim do racismo e da violência contra as mulheres
14 de junho de 2022 Diangela Menegazzi

No dia 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, uma liderança da resistência antirracista, é celebrado e afirmado o Dia da Consciência Negra, quando inicia a campanha de 21 Dias de Ativismo pelo fim do Racismo e da Violência contra as Mulheres.

Nossas atividades alusivas à campanha iniciaram no dia 17 de novembro, com a oficina para preparação de acolhedoras e acolhedores da Nem Tão Doce Lar, em Horizontina (RS). A programação foi seguida pela abertura da exposição ao público na manhã do dia 19 e esteve aberta para visitação até o dia 26, marcando também a retomada das atividades presenciais da mostra.

Neste ano (2021) a Nem Tão Doce Lar completou 15 anos de atuação na perspectiva do incentivo à denúncia, sensibilização da população para o tema da superação das violências, efetivação de políticas públicas, constituição de redes de apoio e empoderamento de grupos de mulheres para enfrentamento coletivo à violência doméstica, familiar e de gênero. A celebração aconteceu no dia 25 de novembro por meio de um Culto de Ação de Graças transmitido pela IECLB com a participação de ministras, ministros e lideranças comunitárias de diferentes sínodos e regiões. Para assistir, CLIQUE AQUI.

Também, no dia 25 de novembro, houve a participação da FLD na mesa temática promovida pela Obra Missionária Evangélica Luterana da Baixa Saxônia (OMEL), onde a metodologia da Nem Tão Doce Lar foi apresentada. Nossa programação também incluiu a participação nos Encontros Ecumênicos de Esperança – Caminhar a partir de um ecumenismo antirracista, promovido pelo CONIC-RS no dia 18 de novembro; e participação no Ato Inter-religioso e Ecumênico MINHA FÉ É ANTIRRACISTA: em desefa das vidas negras, no dia 19 de novembro (um ano do assassinato de Beto Freitas no Carrefour de Porto Alegre/RS). No dia 9 de dezembro, o GT de masculinidades de FLD-COMIN-CAPA promoveu uma roda de diálogo com os homens da equipe e integrantes do Comitê Gaúcho Eles Por Elas (He for She) sobre a Campanha do Laço Branco – Mobilização de Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.