DOAR AGORA

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia

Notícias

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia
14 de junho de 2022 Diangela Menegazzi

Enfrentamento ao racismo e promoção da diversidade cultural
Foram iniciadas as ações do Projeto Gênero e Resistência Negra: Mulheres Kilmbolas na Liderança. O trabalho desenvolvido no âmbito do CAPA Pelotas prevê ações junto a 12 grupos de mulheres, com a adoção da metodologia da Caderneta Agroecológica. Nos dias 20 e 27 de novembro, ocorreram rodas de capoeira e rodas de conversa junto às feiras agroecológicas Akotirene, em Pelotas (RS), e dos Grupos Agroecológicos, em São Lourenço do Sul (RS). A equipe do CAPA Santa Cruz reuniu-se com lideranças da aldeia Kaingang Toto Borboleta, no Salto do Jacuí (RS), e com lideranças das comunidades Guarani Mbya do Irapuá, em Caçapava do Sul (RS), e Araxaty e Jata-Ity, em Cachoeira do Sul (RS). Os encontros ocorreram nos dias 23 e 24 de novembro. Entre os assuntos abordados, estavam a produção de alimentos e o plantio de árvores. Também foram entregues cestas de alimentos orgânicos nas comunidades.

Para fortalecer a luta antirracista, o CAPA Santa Cruz compõe o Conselho Municipal da Igualdade Racial, e participou da I Conferência Municipal da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul (RS) nos dias 24 e 25 de novembro.

Incentivo à produção de alimentos saudáveis
O CAPA Verê entregou 980 mudas de frutíferas para 70 famílias Kaingang de Passo Liso, no município de Coronel Vivida (PR), e 400 mudas para 15 famílias da Cofamang (Cooperativa Familiar Agroecológica de Mangueirinha). Também se juntou em mutirão para construir uma estufa no município de Verê (PR). Em Erexim (RS), para o desenvolvimento do Projeto Avicultura Colonial, foram adquiridas 225 galinhas poedeiras, envolvendo neste primeiro momento 5 famílias.

Homeopatia na Agricultura
2ª Turma do Curso de Extensão em Homeopatia – Princípios e Aplicações na Agroecologia, na região do Alto Uruguai Gaúcho, concluiu o módulo de aulas virtuais, faltando ainda as atividades presenciais, o estudo das matérias médicas e o trabalho de conclusão. Para a 1ª turma, estão sendo entregues as Boticas Homeopáticas com 20 medicamentos. Também foram realizadas no CAPA Erexim atividades relacionadas à condução de 10 mil mudas de tomate rasteiro camponês, envolvendo 10 famílias, utilizando a homeopatia.

Fim de convênio com Itaipu
Está finalizado o convênio do CAPA Rondon com a Itaipu. Foram 3 anos e 6 meses de trabalho que envolveu mais de 700 famílias em 26 municípios da região Oeste do Paraná. Neste período, as famílias e suas organizações receberam acompanhamento técnico periódico para o desenvolvimento produtivo, social, ambiental e econômico. Entre os principais resultados, está um grupo de mais de 100 famílias certificadas em conformidade para a produção orgânica e três cooperativas estruturadas para a execução de processos de comercialização. No fim de novembro, a Itaipu abriu processo de licitação para contratar a continuidade deste serviço, priorizando a oferta de menor preço e não a qualidade técnica. Assim, outra organização foi vencedora e assumirá essa função para o próximo período. O CAPA Rondon continua alinhado e firme nos princípios e compromissos institucionais, prezando por uma ação de ATER transformadora de realidades e que incida diretamente sobre a qualidade dos processos e na vida das pessoas.

Encontros e eventos
O CAPA Verê realizou formação em cooperação, justiça de gênero e gestão democrática, em Clevelândia (PR), durante a Assembleia Extraordinária da Coocamp (Cooperativa Camponesa de Agroindustrialização e Comercialização). Também foi inaugurado novo espaço de comercialização de alimentos agroecológicos, a Feira do Bairro Bortot, em Pato Branco (PR). E ainda foram realizadas as primeiras reuniões da Comissão da Plataforma da Comida, em Renascença (PR).

Em novembro, o CAPA Pelotas participou do encontro nacional 2021 da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Também apresentou cinco estudos de caso em agroecologia na primeira Reunião Técnica em Agroecologia, promovida pela Embrapa Clima Temperado.

O CAPA Santa Cruz participou da XXIX Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Taquari no dia 6 de novembro. Na oportunidade, foram divulgadas as feiras em espaços da IECLB e a Rede de Comércio Justo e Solidário. E foram expostos produtos orgânicos da Cooperativa Ecovale.

No dia 7 de novembro, a Cooperativa União, junto com o CAPA Pelotas e organizações parceiras, promoveu a 10ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, com o tema “Sementes Crioulas: semeando resistência, colhendo alimentos e compartilhando saberes”. Para saber mais, acesse aqui.

Vitória Agroecológica
A partir da atuação do CAPA e de entidades parceiras foi sancionada a Lei que institui a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica em Pelotas. Saiba mais aqui.

eskort mersin - eskort adana