DOAR AGORA

Primeira feira kilombola da região será inaugurada neste sábado (29) em Pelotas

Notícias

Primeira feira kilombola da região será inaugurada neste sábado (29) em Pelotas
28 de maio de 2021 zweiarts

Ponto de comercialização é marco histórico para famílias agricultoras kilombolas

Será inaugurada amanhã (29), no Centro de Pelotas, um novo ponto de feira que levará aos consumidores alimentos agroecológicos e da agricultura familiar, produzidos exclusivamente por famílias de comunidades kilombolas de Pelotas e região. Com apoio e assessoria da FLD/CAPA (Fundação Luterana de Diaconia/Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), a inauguração deste ponto de comercialização é um marco importante para as famílias kilombolas, que por décadas estiveram em situação de invisibilidade e vulnerabilidade social, mas que agora, além de produzir alimentos, poderão comercializar diretamente a sua produção.

“A feira é de extrema importância para a Comunidade Kilombola do Algodão, assim como uma data importante para todas as comunidades. Essa feira vai mudar a vida de muitas famílias. Vamos levar os nossos produtos livres de agrotóxicos e de adubos químicos e ter a oportunidade de vendê-los por um preço justo, já que muitas vezes o lucro ficava com os atravessadores. Vai ser bom para os consumidores e melhor ainda para as famílias produtoras” comemora Nilo Dias, agricultor, presidente da Associação Kilombola do Algodão e integrante da feira.

De acordo com Mateus Kuhn, engenheiro agrônomo do CAPA que acompanha o processo produtivo com algumas famílias, a assessoria do CAPA vai além do acompanhamento técnico exclusivo para a produção, pois passa pelo apoio na organização do grupo, no processo produtivo, na certificação e na organização do ponto de feira, além do trabalho para o desenvolvimento de políticas públicas destas comunidades. “Esse novo ponto de feira é uma grande conquista e vem como uma alternativa de renda para essas famílias, que em sua grande maioria trabalham como diaristas em lavouras de tabaco da região. Esse canal direto com o consumidor é importante, pois permite a compra de produtos fresquinhos com garantia de procedência”, explica Mateus.

As famílias são beneficiárias do projeto apoiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB) através do Projeto Rede CAPA de Agroecologia: Semeando o Bem Viver e foram beneficiadas com a implantação de duas unidades de referência em sistemas agroflorestais e quintais agroecológicos e de processamento de grãos e produtos da sociobiodiversidade.

O novo ponto de comercialização não será apenas um local para a compra de produtos orgânicos. Na feira, além de hortaliças, grãos e frutas, os consumidores também encontrarão artesanatos kilombola, mas mais do que isso, o local quer se tornar um ponto de referência para encontros e atividades culturais, para aproximar os consumidores das famílias kilombolas.

Para o coordenador geral da FLD/CAPA Núcleo Pelotas, Engenheiro Agrônomo, Roni Carlos Bonow, esse novo ponto de feira não é apenas mais um espaço de comercialização, mas uma grande conquista para o CAPA e as comunidades kilombolas, tão marginalizadas e muitas vezes esquecidas. “Nos últimos 06 meses apoiamos a implantação de 04 novas feiras agroecológicas em Pelotas, beneficiando diretamente em torno de 50 famílias. Assim, como as outras, a feira kilombola é um trabalho de inclusão social, produtiva e econômica de grupos que por muito tempo eram invisíveis no território. Estamos muito alegres por oportunizar que famílias kilombolas possam produzir alimentos agroecológicos e que consumidores possam se aproximar da cultura e de produtos do hábito alimentar kilombola”, conclui.

A feira contará incialmente com a participação de 10 famílias do kilombo do Algodão em Pelotas e funcionará todos os sábados das 8 às 13h.

Serviço:

Feira Kilombola Grupo Akotirene
Quando: Todos os sábados
Horário: Das 8 às 13h
Onde: Praça Cel.Pedro Osório, esquina da Rua Conde de Piratiny, esquina da Biblioteca Pública Pelotense – Centro – Pelotas/RS

eskort mersin - eskort adana