DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Família agricultura doa 460 quilos de alimentos saudáveis à Obra Santa Marta em Erexim
27 de maio de 2021 Diangela Menegazzi

Os alimentos recebidos foram destinados a cerca de 50 famílias das crianças e adolescentes atendidas pela organização

A Obra Promocional Santa Marta, em Erexim, recebeu 460 quilos de alimentos saudáveis na quinta-feira (20). A doação foi feita pela família Kruze, que produz comida orgânica e agroecológica na beira do Rio Uruguai, em Marcelino Ramos. Os alimentos recebidos foram destinados a cerca de 50 famílias das crianças e adolescentes atendidas pela organização. 

Pamela, Alexandre e Marcos Kruze foram pessoalmente fazer a entrega dos produtos cultivados. Além de mandioca, banana, laranja e bergamota, a família também entregou quatro sacolas de agasalhos arrecadados nos espaços de comercialização onde seus produtos circulam. A unidade familiar faz parte do grupo de agroecologia Costeiros do Uruguai, ligado à Rede Ecovida. 

A doação foi feita com o intermédio do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), que assessora a família há dois anos, e da Emater, a partir do engenheiro agrônomo Carlos Angonese. A Obra Santa Marta contribui há 27 anos com a comunidade do Bairro Progresso, em Erexim. Lá, a organização busca resgatar e promover a cidadania a crianças, adolescentes e seus familiares, que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Caminho de esperança

“A interação entre espaços de produção agroecológica, como o da família Kruze, e espaços urbanos que defendem a vida, como a Obra Santa Marta, trazem uma mensagem a todas as pessoas neste momento de dificuldades que enfrentamos. A de que a solidariedade somada à produção orgânica agroecológica apontam um caminho para sonharmos”, disse o assessor do CAPA João Daniel Foschiera.

Insegurança Alimentar

Em 2020, o Brasil retornou ao Mapa da Fome – levantamento feito e publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a situação global de carência alimentar. Entre 2013 e 2018, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave saltou de 10,3 milhões para 19,1 milhões. Nesse período, quase 9 milhões de brasileiros e brasileiras passaram a ter a experiência da fome em seu dia a dia.

Da esquerda para a direita: Jane Koraleski, da Obra Santa Marta, Pamela, Marcos, Alexandre e João.

Texto: Diangela Menegazzi
Fotos: Arquivo Capa