DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA Erexim divulga atividades da Semana dos Alimentos Orgânicos
23 de junho de 2021 Diangela Menegazzi

Ações vão de rodas de conversas sobre juventude, mulheres e alimentação saudável à divulgação e promoção da agroecologia na Feira Nossa Terra

Erexim está na rota da XVII Semana dos Alimentos Orgânicos. Este ano ela vai ocorrer de 27 de junho a 03 de julho, com o tema “Alimentos Orgânicos: nosso presente para as gerações futuras”. Três atividades serão realizadas nesta edição pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) em parceria com a Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra e o Centro de Tecnologias Alternativas Polulares (CETAP).

A Semana dos Alimentos Orgânicos tem o objetivo de difundir os produtos orgânicos e agroecológicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais. Além disso, as ações desenvolvidas buscam aproximar produtores e consumidores, tendo em vista o comércio justo e solidário e a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.

“Para quem consome produtos agroecológicos, um dos motivos da escolha é o sabor, uma alimentação que lembra a infância, é comida típica, comida boa, comida de verdade. É comida produzida com responsabilidade e com justiça social. O alimento não é mercadoria e comer é um ato político”, destaca a coordenadora do CAPA Erexim, Ingrid Margarete Giesel.

PROGRAMAÇÃO

No município de Erexim, o CAPA, a Cooperativa Nossa Terra e o CETAP vão realizar rodas de conversa virtuais. A primeira no dia 29 de junho, às 19h30, sobre alimentação agroecológica. Depois, no dia 01 de julho, também às 19h30, a conversa será sobre juventude e agroecologia. Para encerrar, no dia 03 de julho, haverá atividade de divulgação e promoção da agroecologia e dos temas relativos à Semana na Feira Nossa Terra, Rua João Pessoa, 174.

HISTÓRICO

A Semana dos Alimentos Orgânicos foi criada em 2005 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é promovida em âmbito nacional pelas Comissões de Produção Orgânica – CPOrg. Em Erexim, em 2016, também foi aprovada a lei municipal que trata da realização do evento.

O que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são cultivados em sistemas que não utilizam nenhum tipo de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.

O que é Agroecologia?

Agroecologia é uma forma de viver e de produzir alimentos saudáveis em um tipo de desenvolvimento que melhore a vida de toda humanidade. Além de não utilizar nenhum tipo de fertilizante, agrotóxico e transgênico, a agroecologia nos traz uma ideia e a expectativa de uma nova agricultura capaz de fazer bem às pessoas e ao meio ambiente, de uma vida saudável.

A produção está inserida dentro da lógica da natureza, sem esgotar os recursos naturais, pressupondo também relações socialmente justas, respeitando e aperfeiçoando saberes e formas de produção tradicionais. Consumir alimentos orgânicos e agroecológicos é muito mais do que cuidar da saúde, é um ato de amor à natureza a todas as formas de vida.

SERVIÇO:

XVII Semana dos Alimentos Orgânicos“Alimentos Orgânicos: nosso presente para as gerações futuras”
De 27 de junho a 3 de julho, em Erexim

29/06 às 19h30
Roda de Conversa sobre Alimentação Agroecológica

Uma roda de conversa sobre a importância da alimentação agroecológica e de uma rede de articulação de mulheres e agroecologia.
Link para participar – https://meet.google.com/vne-jshk-dcr

01/07 às 19h30
Roda de Conversa Juventude e Agroecologia

Dialogar sobre a construção da agroecologia a partir do olhar de jovens agricultores e o compartilhar de suas experiências em seus territórios.
Link para participar – https://meet.google.com/vkn-mgyu-fuf

03/07 – 8h às 12h
Divulgação da Semana do Alimento Orgânico e Promoção da Agroecologia na Feira Nossa Terra

Rua João Pessoa, 174 – Pátio DAER

Texto: Diangela Menegazzi
Foto: Arquivo CAPA

eskort mersin - eskort adana