DOAR AGORA

Ecovale abre nova feira agroecológica em parceria com comunidade da IECLB

Notícias

Ecovale abre nova feira agroecológica em parceria com comunidade da IECLB
28 de setembro de 2020 fld
In CAPA, Comida Boa na Mesa, Núcleo Santa Cruz

Com o intuito de estar presente também nos bairros de Santa Cruz do Sul, a cooperativa Ecovale, com apoio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), inaugura mais uma feira agroecológica, nesta sexta-feira, 25, na Rua Pereira da Cunha, 169, ao lado da entrada do hospital Ana Nery.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Comunidade Evangélica Apóstolo Paulo, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), cooperativa Ecovale e o grupo Origem Camponesa.

A abertura do novo ponto de comercialização no Bairro Ana Nery também integra as comemorações dos 20 anos da cooperativa, completados no mês passado. A feira ocorrerá todas as sextas-feiras, das 14h às 18h, com alimentos produzidos pelo grupo Origem Camponesa, sem o uso de agrotóxicos, promovendo a agricultura familiar e camponesa agroecológica.

Além de proporcionar mais saúde para pessoas consumidoras e produtoras – que trabalham sem se exporem aos agrotóxicos – e provocar menor impacto ambiental, o técnico agrícola do CAPA Santa Cruz, Augusto Weber, lembra que a abertura desta feira também favorece os circuitos curtos de comercialização. “Esse novo ponto de feira é muito importante para a Ecovale e o CAPA, pois vai propiciar a aproximação de produtoras e de produtores com consumidoras e consumidores, oferecendo uma alimentação agroecológica para a comunidade”.

Ainda, segundo Weber, a parceria com a comunidade Apóstolo Paulo é a primeira da Ecovale e do CAPA com uma comunidade da IECLB em Santa Cruz do Sul. Assim, a mais nova feira agroecológica do município também é sinônimo de diaconia.

Comunidade engajada com a causa
A pastora Anelise Abentroth e o pastor Vilmar Abentroth dizem que a Comunidade Apóstolo Paulo recebeu a proposta de oferecer seu espaço físico com muita alegria. “Muitas famílias sabiam da existência desta feira no centro, mas agora, com a possibilidade de acessá-la no bairro, fica muito melhor. Desejamos que essa parceria dê certo e que outras comunidades se motivem a acolhê-la para que a comida boa chegue a mais mesas”, contam otimistas com a parceria firmada.

Nessa mesma linha, para o presidente da comunidade, Paulo Pranke, esta feira ajuda a manter hábitos alimentares saudáveis, tanto para os membros quanto para a população em geral. “Sempre é bom fazer parcerias nesse sentido, de preservação da vida saudável e ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente”, afirma.

Texto: Kimberly Lessing/Comunicação CAPA Santa Cruz
Imagens: Divulgação/CAPA Santa Cruz