DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Moradores da periferia de Santa Cruz do Sul (RS) agora têm acesso à feira orgânica e agroecológica
3 de fevereiro de 2023 Diangela Menegazzi

Moradores da periferia de Santa Cruz do Sul (RS) agora têm acesso a uma feira de produtos orgânicos e agroecológicos pelos mesmos preços praticados nas feiras tradicionais da cidade. É que a Cooperativa de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale) está levando alimentos saudáveis e fresquinhos direto do campo até o Residencial Viver Bem. 

O conjunto habitacional formado por 922 casas, que abrigam mais de cinco mil pessoas, fica no bairro Dona Carlota, distante mais de sete quilômetros do centro da cidade. A feira foi inaugurada em dezembro e hoje ocorre todos os sábados, das 7h às 12h.

“Pra gente que mora em bairros mais afastados, que nem o Dona Carlota, é bem difícil ir até o centro pra fazer uma feira. Então pra nós foi muito importante, acho que todos os moradores ficaram bem felizes de serem lembrados”, expressou Ana Paula Bachmann Vieira, moradora do Bem Viver desde a inauguração em 2015. 

Comida boa acessível a todas as pessoas

A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Ecovale, com apoio e assessoria técnica do programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), da Fundação Luterana de Diaconia, e a Prefeitura Municipal. 

Para a coordenadora do CAPA em Santa Cruz do Sul, Melissa Lenz, a comida boa, sem agrotóxicos e sem adubos sintéticos, precisa ser acessível, por isso ela destaca a importância dessa parceria. “Isso é Agroecologia na sua integralidade com justiça social, ambiental e econômica. Por mais feiras ecológicas populares”, ressalta.

A moradora Ana Paula lembra que, até hoje, a visão dela e de muitos moradores era de que só pessoas ricas podiam ir à feira. “Pra gente pegar um ônibus ir até o centro comprar ficava difícil. O que a gente poderia gastar na feira, gastaria em passagem. Hoje, se a gente tiver dez reais, consegue comprar em produtos orgânicos. A prefeitura pensou na gente também”, comemora.

Crédito foto: Luiz Fernando Bertuol / Prefeitura de Santa Cruz

eskort mersin - eskort adana