DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Equipe do CAPA Rondon planeja ações para 2020
12 de março de 2020 Núcleo Marechal C. Rondon

Organização aprofunda debate na região sobre agroecologia, comercialização de alimentos agroecológicos e homeopatia na agricultura

A equipe técnica e administrativa do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) núcleo de Marechal Cândido Rondon esteve reunida para planejar as ações de 2020. A atividade ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro na Comunidade Evangélica Martin Luther, na cidade de Marechal.

“Este é o terceiro encontro de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, o PMA, que o CAPA realiza desde fevereiro de 2019. Uma nova cultura na organização vem se estabelecendo. Nesta última reunião, um dos destaques foi o planejamento de processos de discussão ampliada que o CAPA quer fazer no território sobre os temas da comercialização e homeopatia”, explicou a coordenadora programática da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Marilu Menezes.

Segundo a coordenadora da FLD, os encontros de PMA numa organização como o CAPA “são profundamente potentes por seu caráter de trabalho pedagógico coletivo, pelas rodas de diálogos e reflexões que o estar junto possibilita”.

A equipe monitorou e planejou as ações de acordo com os públicos com os quais trabalha atualmente: agricultoras e agricultores familiares, camponesas e camponeses dos assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas e pescadoras e pescadores do entorno do lago de Itaipu.

Unidade, fortalecimento e interação foram as palavras escolhidas pelo coordenador adjunto do CAPA Rondon, Jhony Luchmann, para sintetizar a atividade. “Todas e todos precisam estar em sintonia para que o resultado de nosso trabalho confirme nossa Missão: mostrar que o meio rural pode ser um espaço de vida saudável, sustentável e de realização econômica para todas e todos”.

O pastor Mario Maass, vice-sinodal, e o pastor sinodal Afonso Weimer levaram à equipe espaços contemplativos, no início e no final da atividade. Weimer lembrou aos participantes a importância de se cultivar o amor nas atividades diárias do trabalho, nas relações humanas e com a natureza.

FORMAÇÃO – Um período para atividade de formação também foi reservado durante o PMA. A psicóloga Eliana Maria Lopes, do Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata, trouxe aos participantes momentos de reflexão e exercícios práticos acerca do tema Comunicação Não Violenta.

Segundo Eliana, o mundo precisa de mais pessoas que estejam atentas e conscientes a fim de encontrar formas mais saudáveis, assertivas e maduras de comunicação interpessoal. A equipe do CAPA agradeceu a facilitadora pela apresentação do tema e sentiu-se desafiada a incorporar e disseminar o aprendizado.

Texto: Diangela Menegazzi
Fotos: Arquivo CAPA Rondon

eskort mersin - eskort adana