POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CAPA
Cooperativa Nossa Terra e FLD-CAPA Erexim promoveram, no dia 26 de julho, o 3º Seminário de Agroecologia na cidade de Erexim (RS). O evento proporcionou um espaço de socialização e construção dos conhecimentos sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e Sistema de Plantio Direto de grãos.
A atividade contou com a presença de Jamil Abdalla Fayad, engenheiro agrônomo e pesquisador-extensionista do SPDH, que tratou sobre a planta como centro do sistema de plantio. Jamil ressaltou que o SPDH é um método que pode ser aplicado em qualquer território nacional e por agricultoras e agricultores que queiram optar por uma transição agroecológica ou que já façam uma produção agroecológica.
O seminário também foi um espaço para socializar experiências de plantio de tomates orgânicos rasteiros, através da fala de Silvane e Gleison, agricultora e agricultor agroecologistas, e sobre a produção de ovos coloniais a partir da tecnologia Galinha Poedeira colonial Embrapa 51, trazida por Marisete e Celoni, agricultoras com mais de 200 aves cada.
Vivências e pesquisas que demonstraram as possibilidades de transição agroecológica a partir da produção do SPDH e o entendimento de que as plantas podem ser o principal fator dentro de um sistema de produção e não apenas o solo.
O seminário, realizado na cantina Slongo, contou com ampla participação de agricultoras e agricultores agroecologistas. Mais de 70 pessoas estiveram no evento, representantes do Banrisul, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida Ltda (COOPERVITA), Cresol, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (Sutraf) e de sete diferentes agroindústrias, além de docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
João Daniel Wermann Foschiera, engenheiro agrônomo de FLD-CAPA Erexim, considerou o encontro muito produtivo. “A participação foi muito representativa de pessoas que são luz e força em seus territórios e as reflexões de Jamil sobre saber o que a planta gosta de comer e suas demonstrações de vida a partir de suas cores e evolução foram fantásticas. É sabedoria e sensibilidade para com o ambiente”.
Ao final, houve a Feira de Sementes e Mudas para socialização entre as pessoas presentes.