DOAR AGORA

Diálogos fortalecem mulheres kilombolas do bioma pampa

Notícias

Diálogos fortalecem mulheres kilombolas do bioma pampa
27 de julho de 2023 Rocheli Wachholz

Ações do Projeto Justiça Racial e Educação Antirracista estão sendo realizadas em 17 comunidades kilombolas, de 11 municípios do Bioma Pampa.

As atividades buscam contribuir para que mulheres kilombolas se apropriem dos aspectos que envolvam a questão histórica do povo negro no Brasil, as leis que amparam a comunidade negra, se reconheçam como sujeitas das suas próprias histórias, tomem consciência da sua condição de mulher negra kilombola e lutem na busca por seus direitos.

Assim, o projeto incide para que elas se reconheçam como lideranças de coletivos e de suas comunidades e possam, a partir disso, dialogar com a comunidade escolar e a igreja luterana a respeito da diversidade intercultural e reconhecimento da identidade étnico-racial.

A partir da tradição da oralidade das comunidades, o projeto terá ações participativas e inclusivas, com rodas de conversas, realização de vivências, encontros e trocas de experiências entre comunidades.

De acordo com Juliana Soares, assessora de projetos de FLD-CAPA, as visitas de aproximação com as mulheres, visando o fortalecimento de vínculos e o diálogo sobre as ações previstas no projeto, são os primeiros passos. “Nas atividades com as mulheres dialogamos sobre o processo sócio histórico das comunidades kilombolas e a importância de trazer a questão racial para o centro da discussão através da educação antirracista”, explica.

O enfrentamento ao racismo será também um objetivo explícito do projeto e envolverá processos educativos nas escolas, na igreja e junto à equipe de FLD-COMIN-CAPA.

O projeto tem como região principal de abrangência o Bioma Pampa, compreendendo 17 comunidades kilombolas localizadas em 11 municípios do Rio Grande do Sul. São elas, a Comunidade Kilombola Coxilha das Flores, de Amaral Ferrador; as Comunidades Cerro das Velhas, Boqueirão e Maçambique, em Canguçu; Serrinha do Cristal, em Cristal; Kilombo Madeira, em Jaguarão; Algodão, em Pelotas; Comunidade Tio Dô, de Santana da Boa Vista; Medeiros, em Encruzilhada do Sul; comunidades do Torrão, Monjolo, Picada, Coxilha Negra e Boqueirão, em São Lourenço do Sul; Vila Nova em São José do Norte; Rincão dos Negros, em Rio Pardo e Rincão da Chirca, em Rosário do Sul. Ainda, fazem parte do público beneficiário crianças de escolas do entorno de comunidades kilombolas dos municípios de São Lourenço do Sul, Canguçu e Pelotas.

Fotos: Juliana Soares e Madaliza Nascente/FLD-CAPA

eskort mersin - eskort adana