O salão da comunidade evangélica de Arroio do Padre II, no município do Arroio do Padre/RS, recebeu no dia 17 de julho, um grupo de 40 agricultoras e agricultores integrantes do Núcleo Sul da Rede Ecovida de Agroecologia, para a realização da sua plenária de núcleo.
O encontro teve, dentre diversas pautas, a eleição da nova coordenação do núcleo sul, que estará à frente do grupo pelos próximos dois anos. De acordo com Mateus Kuhn, assessor de FLD-CAPA, a nova diretoria tem como compromissos essenciais promover a agroecologia e fazer com que a certificação participativa funcione de forma eficiente e justa, assegurando os processos de produção e garantindo os mecanismos da qualidade orgânica, através da Certificação Participativa da Rede Ecovida de Agroecologia. Clique aqui e saiba mais.
Participaram da atividade famílias agricultoras certificadas ou em processo de certificação, dos municípios de Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Arroio do Padre, Morro Redondo, Turuçu, Cerrito e Cerro Grande do Sul.
Além da eleição da nova coordenação, foram discutidos diversos outros temas como o calendário de visitas de olhar externo, os preparativos do encontro ampliado, que esse ano será realizado no Paraná, as normas de produção orgânica, sobre insumos orgânicos e agroecologia. Saiba mais.
A atividade contou também com uma feira da biodiversidade, onde cada família levou algum item como sementes, mudas e ramas para serem trocadas ao final do encontro. Esta ação, visa a conservação da agrosociobiodiversidade, fortalece a rede de famílias guardiãs e oportuniza a troca de conhecimento e de diferentes experiências de manejo e cultivo.
Fotos: Equipe FLD-CAPA Pelotas