“Sentei tijolo, fiz massa, coloquei a mão na massa, cavei as fossas de pá, colocamos o telhado. Fiquei deslumbrada que eu ia ter uma casa nova. Foi ‘puxado’ para fazer, mas é uma alegria sem explicação”, comemora Cenira Corrêa, da Comunidade Kilombola Coxilha Negra, ao falar sobre a conclusão da sua casa.
O relato foi feito a Gustavo Driau, Representante Regional Sudamérica de ELCA (Evangelical Lutheran Church in America), e integrantes das equipes de FLD/CAPA, durante visitas realizadas nos últimos dias 13 e 14 de abril, a projetos apoiados pelo parceiro americano.
As visitas de acompanhamento tiveram por objetivo mostrar o andamento dos projetos apoiados às comunidades da região e também discutir com lideranças kilombolas sobre as principais demandas e dificuldades que estas populações têm.
As equipes estiveram na Comunidade Kilombola de Coxilha Negra, em São Lourenço do Sul (RS), onde estão sendo construídas unidades habitacionais e também no Kilombo Madeira, em Jaguarão (RS), comunidade que recebeu hortas e quintais agroecológicos. Estas ações são fundamentais para a busca por justiça racial, geração de renda, protagonismo feminino e por uma agroecologia antirracista e feminista.
Marta Madeira, da Comunidade Kilombola Madeira, recebeu a equipe entusiasmada com os produtos da sua horta, que a cada safra se expande. “O CAPA fez uma grande diferença nas nossas vidas, a gente se identifica com o pessoal que vem aqui. E eu estou muito agradecida pelo apoio que estamos recebendo com sementes, mudas, apoio para a produção, nas reuniões que temos tido e que tem nos deixado mais fortes”, completa.
Em roda de conversa com lideranças de seis comunidades, as principais questões levantadas foram a falta de acesso à terra e consequentemente, espaços produtivos, de geração de renda e desenvolvimento da cultura e agricultura tradicional kilombola; da grande dificuldade de acesso à água – recurso fundamental para existência e produção alimentar; e do racismo estrutural que afeta diariamente às populações negras, inclusive no que diz respeito ao acesso a educação.
Fotos: Juliana Soares; Rocheli Wachholz; Roni Bonow/CAPA