Semeando o Bem Viver
O projeto Rede CAPA de Agroecologia: Semeando o Bem Viver, executado por FLD-CAPA, com apoio da Fundação Banco do Brasil, foi encerrado neste primeiro semestre do ano. Foram implantadas 48 unidades de referência em agroecologia em 35 municípios da região Sul. Saiba mais sobre essa realização.
Semana do Alimento Orgânico
FLD-CAPA participou ativamente da 18ª Semana do Alimento Orgânico de 2022 no Rio Grande do Sul e Paraná. Foram mais de 20 ações promovidas para aproximar famílias consumidoras e público em geral das agricultoras e agricultores agroecologistas.
Uma das atividades da Semana foi o intercâmbio promovido entre os kilombos Rincão dos Negros, de Rio Pardo, e Algodão, de Pelotas, durante o 5º Ipadê de Culinária Africana e Kilombola. Outro destaque foi o 1º Feirão Agroecológico e a Audiência Pública em Pelotas, ambos eventos realizados com entidades de pesquisa, grupos de pessoas agricultoras e representantes do legislativo municipal. No Sudoeste do Paraná, foram promovidas conversas com pessoas consumidoras em feiras da região.
Manual para uma Horta Caseira e Agroecológica
Ter uma horta em casa ou na comunidade é fonte de alimento diverso e saudável. É ter acesso a hortaliças fresquinhas para o almoço da família ou para compartilhar com a vizinhança. Pensando nisso, FLD-CAPA reeditou o “Manual para uma Horta Caseira e Agroecológica”, disponível para download gratuito no site. Acesse!
Plantio Direto de Hortaliças
As equipes de FLD-CAPA Erexim, Verê e Rondon e agricultoras e agricultores agroecologistas do Alto Uruguai e Sudoeste do Paraná participaram do 3º Encontro Estadual do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e grãos em Xanxerê (SC), em maio. As pessoas participantes acumularam elementos e ferramentas para a ação agroecológica em suas unidades de produção e nos espaços da Rede Ecovida. Saiba mais.
Manifesto em apoio à agroecologia no Paraná
FLD-COMIN-CAPA se juntou à Articulação Paranaense de Agroecologia (APRA) em Manifesto de Apoio à aprovação do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Paraná. Esta é uma demanda que organizações, movimentos sociais e órgãos do governo do estado vêm colocando na pauta desde 2013. Para assinar, clique aqui.
MPT realiza encontro com indígenas no Paraná
O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), por meio da procuradora-chefe Margaret Matos de Carvalho, ouviu demandas de comunidades indígenas Kaingang e Guarani situadas no Paraná. O evento ocorreu na tarde do dia 6 de julho, em Marechal Cândido Rondon, com o apoio e acompanhamento de FLD-COMIN-CAPA. Também participaram representantes da Defensoria Pública da União, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Justiça do Paraná representado pela juíza da Comarca de Marechal Cândido Rondon. A partir dessa escuta, a procuradora assumiu o compromisso de acolher as demandas apresentadas, motivando associações indígenas e organizações da sociedade civil a apresentarem projetos ao MPT que contribuam para a garantia dos direitos básicos das pessoas indígenas em seus territórios.
33 milhões de pessoas passam fome no Brasil
Apenas quatro em cada dez famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação e 33 milhões de pessoas no país passam fome, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. Este é o pior cenário no século 21 no Brasil. São 14 milhões a mais de pessoas com fome em comparação com o último inquérito, realizado em 2020. Para apoiar projetos de agroecologia que saciam a fome do presente e aumentam a segurança alimentar futura de muitas famílias, acesse: https://projetosdevida.fld.com.br