DOAR AGORA

Edição da Semana do Alimento Orgânico de 2024 em Erexim (RS) destaca os benefícios dos produtos agroecológicos e de suas relações

Notícias

Edição da Semana do Alimento Orgânico de 2024 em Erexim (RS) destaca os benefícios dos produtos agroecológicos e de suas relações
5 de junho de 2024 fld

Nos últimos dias 22 a 29 de maio, foram realizadas atividades alusivas à XX Semana do Alimento Orgânico (SAO) em Erexim (RS), um evento nacional que busca promover e divulgar processos de consumo, pesquisa, ensino e extensão em agroecologia e produção orgânica, fomentando o debate sobre a importância da agroecologia para o desenvolvimento da agricultura e do acesso a alimentos sem agrotóxicos pelas pessoas consumidoras.

Com o slogan “Produto Orgânico, justo e sustentável”, a edição deste ano buscou estimular o debate em relação aos benefícios inerentes ao alimento orgânico. Dentre as principais destacam-se as relações mais justas de trabalho; a recuperação do meio ambiente e a mitigação das mudanças climáticas; a relação direta estabelecida entre famílias produtoras e consumidoras através das feiras e de outros pontos de comercialização; a promoção da organização das famílias e comunidades, promovendo o desenvolvimento dos territórios e de políticas públicas; e a comercialização de produtos saudáveis, mais nutritivos e completos.

Bárbara Canalli, assistente social do programa CAPA-Erexim, destaca que a ampliação dos espaços de comercialização direta, principalmente as feiras, tanto em estrutura quanto em novos pontos, é fundamental para fortalecer as famílias produtoras e os povos e comunidades tradicionais e assim também beneficiar as famílias consumidoras com maior acesso a alimentos saudáveis. “As sociedades humanas se constituíram através das aglomerações, muitas delas em espaços de comercialização de diversos produtos, onde laços criados através das trocas exercem valores cultivados até os dias atuais. A movimentação de públicos, produtos, ideias ainda permeiam as feiras. A região do Alto Uruguai, dentro das aglomerações urbanas, necessita de espaços cada vez mais acolhedores para que famílias agricultoras e povos tradicionais possam estabelecer vínculos com as pessoas consumidoras e a SAO privilegia ainda mais essas interações”, completa.

Feiras, degustação de produtos, palestras, debates e muitas trocas fizeram parte das atividades deste ano. Gabriel Padilha, vice-presidente da associação de moradores do Bairro São Cristóvão, relata a importância de ter um espaço de feira que completou, no último dia 26 de abril, seus 10 anos de presença em seu bairro e de ações como as da SAO. “Muitas pessoas vão até o centro e nem conhecem as feiras, não sabem dos produtos agroecológicos oferecidos, da variedade e da riqueza de alimentos que têm aqui. Essas atividades são importantes para as pessoas consumidoras entenderem o trabalho das famílias produtoras, das relações que se estabelecem através de uma rede de famílias, de culturas e de relações”, completa.

Foto: Zenicléia Degerone/UERGS

Trabalho coletivo

A Semana do Alimento Orgânico é uma iniciativa que acontece em todo o país desde 2005., criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e promovida em âmbito nacional pelas Comissões de Produção Orgânica (CPOrg) dos estados.

Em Erexim (RS), a ação é realizada conjuntamente pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) através do programa CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (NEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim), Núcleo de Agroecologia de do Alto Uruguai (NAAU), Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Prefeitura Municipal de Erexim, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Cooperativa Nossa Terra e Sindicato Unificados dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SUTRAF).

Foto: Julio Brancher/URI

eskort mersin - eskort adana - instagram takipçi satın al - instagram free followers - deneme bonusu veren siteler