DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Feiras Agroecológicas: entrelaçando comunidades do campo e da cidade
20 de outubro de 2021 Diangela Menegazzi

Acesse vídeos, sistematizações e outros conteúdos sobre alimentação saudável e comercialização justa e solidária

A comercialização de alimentos agroecológicos possibilita o fortalecimento e ampliação de iniciativas de comércio justo e solidário, envolvendo diretamente famílias agricultoras, associações e cooperativas, consumidoras e consumidores, promovendo a alimentação saudável e o consumo responsável. 

A partir desse entendimento, FLD-COMIN-CAPA (Fundação Luterana de Diaconia – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), por meio do Grupo de Trabalho de Comércio Justo e Comercialização Solidária, elaborou produtos de comunicação para fortalecer e divulgar as iniciativas de comercialização que unem famílias do campo e da cidade. 

Entre esses materiais, estão vídeos e sistematizações que mostram iniciativas para que alimentos saudáveis, produzidos sem utilização de agrotóxicos, cheguem à mesa de famílias da cidade. Uma dessas iniciativas de comércio de alimentos agroecológicos envolve a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale) em espaços da IECLB, que realiza uma feira mensal na Casa Sinodal do Sínodo Vale do Taquari e uma feira semanal na comunidade luterana Apóstolo Paulo em Santa Cruz do Sul, no Sínodo Centro Campanha Sul (RS). 

Os conteúdos foram impulsionadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Comércio Justo e Comercialização Solidária de FLD-CAPA, criado no processo em andamento de elaboração do Projeto Político Pedagógico institucional, e fortalecido via projeto Ampliação da Rede de Comércio Justo e Solidário: entrelaçando comunidades do campo e da cidade, que conta com apoio da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA). 

Feiras Agroecológicas na IECLB

Na noite de 19 de outubro, FLD-COMIN-CAPA e Rede de Comércio Justo e Solidário promoveram o encontro “Feiras Agroecológicas na IECLB: lançamento de vídeos e publicações”. Diferentes pessoas compartilharam relatos e experiências sobre agroecologia e alternativas de comercialização justa e solidária. O encontro foi promovido em parceria com a Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Rede Sinodal de Educação e a Rede de Diaconia. 

Comércio Justo e Comercialização Solidária

O Grupo de Trabalho de Comércio Justo e Comercialização Solidária de FLD-CAPA realiza estudos, debates e promove iniciativas de comércio justo e comercialização solidária de associações e cooperativas da agricultura familiar, assessoradas pelo CAPA, e de empreendimentos econômicos solidários, assessorados pela FLD, na ampliação do acesso à alimentação saudável, consumo responsável e relações solidárias entre o campo e a cidade. 

Campanha Projetos de Vida

A alimentação saudável de forma regular e permanente, e em quantidade suficiente, é um direito humano básico que vem sendo negado à população brasileira. No final de 2020, já havia 19 milhões de pessoas passando fome no País. Para fazer frente a esta situação de violação, FLD-COMIN-CAPA apoia centenas de iniciativas de promoção e defesa da agroecologia, mantém uma campanha solidária de apoio a esses projetos (doe.fld.com.br) e reivindica uma política pública nacional efetiva (leia aqui nosso manifesto O Caminho é a Agroecologia).

eskort mersin - eskort adana