FLD-CAPA está participando da 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS + 1 (CESSANS). O evento acontece hoje (19) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS). A edição deste ano tem como tema ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’.
A conferência gaúcha tem como objetivo analisar a conjuntura estadual e nacional no que se refere à segurança alimentar e nutricional, discutir e elaborar propostas com base no lema, objetivos e eixos da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), tendo em vista o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de estimular a participação de municípios, regiões e territórios no processo de discussão.
Na conferência, FLD-CAPA teve a sua inscrição como delegada estadual homologada. De acordo com o coordenador de FLD-CAPA Pelotas, Roni Carlos Bonow, ocupar esta vaga é uma conquista muito importante para levar as necessidades das populações com as quais atuamos para os espaços de discussão onde são construídas as políticas públicas para erradicar a fome e garantir comida boa à todas as pessoas. “A FLD CAPA irá incidir para o fortalecimento da segurança alimentar de povos e comunidades tradicionais, assim como defender que se construam e se fortaleçam políticas públicas para o enfrentamento a fome”, completa.
O encontro promove debates em torno de três eixos temáticos principais. Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social.
6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
De acordo com o Regimento da 6ª CNSAN, que acontece de 11 a 14 de dezembro, em Brasília, os estados que realizaram conferências nos últimos três anos devem convocar uma nova em 2023 como etapa de continuidade da conferência mais recente realizada. Assim, para o nome da edição deste ano, foi apenas incluído ao final do nome da CESSANS do ano de 2022 o indicativo “+ 1”.