DOAR AGORA

3º Seminário de Agroecologia proporciona troca de experiências sobre SPDH em Erexim (RS)

Notícias

3º Seminário de Agroecologia proporciona troca de experiências sobre SPDH em Erexim (RS)
28 de julho de 2023 fld
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CAPA

Cooperativa Nossa Terra e FLD-CAPA Erexim promoveram, no dia 26 de julho, o 3º Seminário de Agroecologia na cidade de Erexim (RS). O evento proporcionou um espaço de socialização e construção dos conhecimentos sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e Sistema de Plantio Direto de grãos.

A atividade contou com a presença de Jamil Abdalla Fayad, engenheiro agrônomo e pesquisador-extensionista do SPDH, que tratou sobre a planta como centro do sistema de plantio. Jamil ressaltou que o SPDH é um método que pode ser aplicado em qualquer território nacional e por agricultoras e agricultores que queiram optar por uma transição agroecológica ou que já façam uma produção agroecológica.

O seminário também foi um espaço para socializar experiências de plantio de tomates orgânicos rasteiros, através da fala de Silvane e Gleison, agricultora e agricultor agroecologistas, e sobre a produção de ovos coloniais a partir da tecnologia Galinha Poedeira colonial Embrapa 51, trazida por Marisete e Celoni, agricultoras com mais de 200 aves cada.

Vivências e pesquisas que demonstraram as possibilidades de transição agroecológica a partir da produção do SPDH e o entendimento de que as plantas podem ser o principal fator dentro de um sistema de produção e não apenas o solo.

Seminário promovido pela Cooperativa Nossa Terra e CAPA Erexim teve a presença de Jamil Abdalla Fayad. Foto: Equipe CAPA Erexim

O seminário, realizado na cantina Slongo, contou com ampla participação de agricultoras e agricultores agroecologistas. Mais de 70 pessoas estiveram no evento, representantes do Banrisul, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida Ltda (COOPERVITA), Cresol, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (Sutraf) e de sete diferentes agroindústrias, além de docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

João Daniel Wermann Foschiera, engenheiro agrônomo de FLD-CAPA Erexim, considerou o encontro muito produtivo. “A participação foi muito representativa de pessoas que são luz e força em seus territórios e as reflexões de Jamil sobre saber o que a planta gosta de comer e suas demonstrações de vida a partir de suas cores e evolução foram fantásticas. É sabedoria e sensibilidade para com o ambiente”.

Ao final, houve a Feira de Sementes e Mudas para socialização entre as pessoas presentes.

eskort mersin - eskort adana - instagram takipçi satın al - instagram free followers - deneme bonusu veren siteler