DOAR AGORA

Oficina de enxertia resgata sabedoria da influência lunar na agricultura

Notícias

Oficina de enxertia resgata sabedoria da influência lunar na agricultura
8 de maio de 2023 Diangela Menegazzi

Na última sexta-feira (5), um grupo de 13 agricultoras e agricultores agroecologistas se reuniram na unidade de produção agroecológica de Idete e Mariano Vendruscolo, em Severino de Almeida (RS), para nova oficina de enxertia. O objetivo do encontro foi retomar uma sabedoria ancestral, do calendário biodinâmico, e promover a enxertia de pêssego, caqui, ameixas e citrus.

A escolha do dia de lua cheia, o ápice lunar, foi estratégica segundo Mariano, já que essa data é favorável para a enxertia com menor intensidade de sol e maior período com chuvas, o que aumenta a probabilidade de sucesso das enxertias.

Durante a oficina, as pessoas participantes compartilharam conhecimentos do calendário biodinâmico, que traz reflexões da lua crescente e lua descendente. Na lua ascendente, a formação de sucos na planta aumenta, sendo um período propício para o trabalho com enxertos. Já na lua descendente, o conteúdo dos sucos na planta diminui, favorecendo a formação de raízes, o que é ideal para o plantio de frutíferas, podas e cortes de árvores.

Para contribuir na probabilidade de todas as enxertias funcionarem, o assessor do CAPA Vitor Hugo Hollas trouxe contribuições da homeopatia. A homeopatia de Arnica CH6 foi dinamizada com o grupo para a técnica do enxerto.

“O encontro foi uma oportunidade de unir conhecimentos ancestrais com técnicas modernas, além de promover a troca de experiências e a busca por um modelo de agricultura mais sustentável e consciente”, explicou João Foschiera, um dos organizadores da oficina e assessor do CAPA na região do Alto Uruguai gaúcho.

eskort mersin - eskort adana