DOAR AGORA

Projetos apoiados por ELCA recebem visita de acompanhamento

Notícias

Projetos apoiados por ELCA recebem visita de acompanhamento
24 de abril de 2023 Rocheli Wachholz

“Sentei tijolo, fiz massa, coloquei a mão na massa, cavei as fossas de pá, colocamos o telhado. Fiquei deslumbrada que eu ia ter uma casa nova. Foi ‘puxado’ para fazer, mas é uma alegria sem explicação”, comemora Cenira Corrêa, da Comunidade Kilombola Coxilha Negra, ao falar sobre a conclusão da sua casa.

O relato foi feito a Gustavo Driau, Representante Regional Sudamérica de ELCA (Evangelical Lutheran Church in America), e integrantes das equipes de FLD/CAPA, durante visitas realizadas nos últimos dias 13 e 14 de abril, a projetos apoiados pelo parceiro americano.

As visitas de acompanhamento tiveram por objetivo mostrar o andamento dos projetos apoiados às comunidades da região e também discutir com lideranças kilombolas sobre as principais demandas e dificuldades que estas populações têm.

As equipes estiveram na Comunidade Kilombola de Coxilha Negra, em São Lourenço do Sul (RS), onde estão sendo construídas unidades habitacionais e também no Kilombo Madeira, em Jaguarão (RS), comunidade que recebeu hortas e quintais agroecológicos. Estas ações são fundamentais para a busca por justiça racial, geração de renda, protagonismo feminino e por uma agroecologia antirracista e feminista.

Marta Madeira, da Comunidade Kilombola Madeira, recebeu a equipe entusiasmada com os produtos da sua horta, que a cada safra se expande. “O CAPA fez uma grande diferença nas nossas vidas, a gente se identifica com o pessoal que vem aqui. E eu estou muito agradecida pelo apoio que estamos recebendo com sementes, mudas, apoio para a produção, nas reuniões que temos tido e que tem nos deixado mais fortes”, completa.

Em roda de conversa com lideranças de seis comunidades, as principais questões levantadas foram a falta de acesso à terra e consequentemente, espaços produtivos, de geração de renda e desenvolvimento da cultura e agricultura tradicional kilombola; da grande dificuldade de acesso à água – recurso fundamental para existência e produção alimentar; e do racismo estrutural que afeta diariamente às populações negras, inclusive no que diz respeito ao acesso a educação.

Fotos: Juliana Soares; Rocheli Wachholz; Roni Bonow/CAPA

eskort mersin - eskort adana