DOAR AGORA

Notícias

Notícias

FLD-COMIN-CAPA promove ações em comunidades luteranas no Dia Mundial da Alimentação
18 de outubro de 2022 Diangela Menegazzi

Ações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação foram promovidas pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), em comunidades onde a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) atua no Paraná e Rio Grande do Sul, no domingo, 16 de outubro. 

Representantes de FLD-COMIN-CAPA participaram de cultos, dialogaram com luteranas e luteranos sobre o direito de todas as pessoas ao acesso a alimentos saudáveis e nutritivos e convidaram a membresia para conhecer a campanha Projetos de Vida

A Campanha Projetos de Vida busca mobilizar apoio de pessoas solidárias para ajudar quem mais precisa. “Convidamos as pessoas a viver a diaconia transformadora por meio de doações que colocam comida boa na mesa de dezenas de famílias”, ressaltou a coordenadora da campanha, Isabella Onzi Flores. 

“Gostei muito de relembrar o que o CAPA tem feito aqui e saber que estamos levando comida pra mesa das pessoas”, disse Semilda Deifelt, membra da Comunidade São Lucas da Linha Wink, em Teutônia (RS).

Ainda neste mês, haverá participação nos cultos das comunidades Alto Linha Santa Cruz e Andrade Neves, da Paróquia Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul (RS), nos dias 23 e 29, respectivamente.

Comunidade Luterana Linha Wink – Estrela/Teutônia (RS)

Comunidade Barra do Sarandi, Aratiba (RS)

Dia da Igreja no Sínodo Rio Paraná

Em Cascavel (PR), a ação foi desenvolvida no Dia da Igreja do Núcleo Sol de Maio, do Sínodo Rio Paraná. Um stand com materiais do CAPA e alimentos agroecológicos para comercialização foi montado no evento. Além disso, o coordenador do programa CAPA em Marechal Cândido Rondon, Jhony Luchmann, ocupou espaço de fala no culto de encerramento. Mais de 300 pessoas estiveram presentes no Centro de Convenções e Eventos da cidade. 

Para a Pastora Sandra Tehzy, da Paróquia de Cascavel, a presença possibilitou a aproximação e o conhecimento das pessoas sobre o trabalho desenvolvido por FLD-COMIN-CAPA, ainda desconhecido por muitas luteranas e luteranos. “O espaço de fala possibilitou reflexão sobre o papel da igreja junto às pessoas mais vulneráveis e a sua responsabilidade pela ação diaconal transformadora no mundo”, disse.

A pastora também destacou seu sentimento de esperança por saber que a IECLB, através dos trabalhos desenvolvidos por FLD-COMIN-CAPA, tem “dado testemunho concreto do evangelho de Cristo no contexto brasileiro”, afirmou a Pastora, que completou: “A construção de uma sociedade sustentável e solidária, justa e digna para todas as pessoas, passa pela ação consciente e transformadora também da igreja”.

Apresentação da campanha Projetos de Vida, em Cascavel (PR)

Feiras e Mercado Municipal de Pelotas

Para além das ações nas comunidades luteranas, também foram realizadas atividades durante a 20ª Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, que ocorreu entre os dias 10 e 16 deste mês. Representantes de FLD-COMIN-CAPA participaram do seminário sobre Alimentação Inclusiva e da mostra na feira da Agricultura Familiar, no Largo do Mercado Público Pelotense, na quinta-feira (13). 

Também aconteceram ações nas feiras Akotirene, em Pelotas, e na feira da Praça Dêde Serpa, em São Lourenço do Sul, no sábado (15). Nas duas atividades, as pessoas consumidoras que passaram pelas bancas das famílias agroecologistas puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido e conversar sobre o direito básico a alimentos saudáveis, nutritivos, em quantidade suficiente para uma vida digna e que sejam produzidos respeitando a vida e a diversidade.

Atividade na feira agroecológica em São Lourenço do Sul (RS)

Doe Agora!

Hoje, no Brasil, a fome é realidade para 33,1 milhões de pessoas. Além de enfrentar esse problema, é preciso garantir que o alimento que chega aos lares das pessoas seja saudável. 

É por isso que FLD-COMIN-CAPA anuncia a Agroecologia fomentando e assessorando a produção de alimentos saudáveis entre quem mais precisa, tanto para o próprio consumo quanto para comercialização do excedente.

“Em 2022 sentimo-nos desafiados a aderir à campanha PROJETOS DE VIDA da Fundação Luterana de Diaconia assumindo uma doação mensal com um valor que se adequasse aos vários projetos desenvolvidos pela Fundação Luterana de Diaconia. É louvável que se trata de uma ação transformadora, já que o público beneficiado participa de um grupo, onde o diálogo gera respeito mútuo, em meio às diferenças, e ações de solidariedade para um bem estar de toda a coletividade, em especial a quem se encontra em situação de fragilidade social e insegurança alimentar”, testemunha o pastor Dietmar Teske, que também foi multiplicador da ação no Dia Mundial da Alimentação.

Acesse o nosso site, conheça mais o nosso trabalho e faça uma doação: https://capa.org.br/doe

eskort mersin - eskort adana