
De geração em geração, Sementes Crioulas Sim! Transgênicos Não!”. Com esse lema foi realizado o maior festejo em defesa da agrobiodiversidade da região centro-sul do Paraná, a 18ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade. O encontro ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro, em Irati.
A feira, tradicional na região, é fruto da articulação e organização de diversas entidades do campo e da cidade. Nesta edição, participaram cerca de 120 famílias guardiãs de sementes crioulas. Entre elas, a família Cassol, de Verê, Sudoeste do Paraná.
As pessoas participantes também levaram seus artesanatos e alimentos in natura e minimamente processados para comercialização. Estima-se que o evento envolveu cerca de 3 mil pessoas, entre elas, moradores da cidade, agricultores e agricultoras familiares, estudantes e pesquisadores.

A coordenadora do CAPA Talita Slota Kutz com a família Cassol, guardiã de sementes, em Verê, e Francisca, mulher indígena, também guardiã de sementes na comunidade de Palmeirinha do Iguaçu, Terra Indígena Guarani Mbyá, em Chopinzinho
Programação
Na sexta-feira (16), foram realizadas diversas oficinas e stands técnicos voltados à preservação das sementes crioulas, da agrobiodiversidade e o fortalecimento da agroecologia. Além disso, também foi realizado Seminário da Alimentação Saudável e promovidas apresentações culturais de grupos locais e regionais.
No sábado (17), teve o café da partilha, mística e abertura oficial da feira das sementes crioulas com a benção inter-religiosa. Após o almoço, foi o momento de partilhar a diversidade através das sementes e mudas preservadas e multiplicadas pelas famílias guardiãs.