DOAR AGORA

CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA
5 de agosto de 2022 Diangela Menegazzi

Biodiversidade e solidariedade em Mangueirinha (PR)

Cerca de mil pessoas participaram da 17ª Festa das Sementes em Mangueirinha (PR), dia 14 de julho. Agricultoras e agricultores, estudantes, profissionais da educação e de diversas áreas compartilharam sementes, alimentos e esperança em dias melhores. Leia a matéria completa dessa Festa!

1º Encontro de Povos Tradicionais em Santa Cruz (RS)

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Santa Cruz do Sul (RS) realizou oEncontro de Povos Tradicionais nos dias 22 e 23 de julho.  O evento possibilitou momentos de partilha, valorização dos saberes tradicionais e das diversas identidades, bem como debates sobre políticas públicas àquelas populações. Representantes de FLD-CAPA, que é parte do Compir pela sociedade civil, participaram do evento. 

30 anos de trabalho e a certificação orgânica

“A gente sabe que, ao contrário do que muitas pessoas dizem, que não dá pra produzir orgânicos, dá sim! Claro que dá”, afirmou o agricultor Evaldo Gaiardo, ao lado da esposa Marilene, durante a entrega do certificado de produção orgânica de alimentos pela Rede Ecovida. O reconhecimento chegou no dia 20 de julho, na Vila Campos, em Tapejara (RS). Clique para saber mais do trabalho!

Gênero e Resistência Negra: Mulheres Kilombolas na Liderança

O Projeto Gênero e Resistência Negra: Mulheres Kilombolas na Liderança, executado por FLD-CAPA, com o apoio de Evangelical Lutheran Church in America (Elca), encerrou em junho. Contribuir na formação e organização de mulheres para atuação e liderança nos espaços de tomada de decisão foi o objetivo geral. Acesse para ler a matéria completa.

Famílias avaliam 12 variedades de mandioca de mesa em Mariluz (PR)

Cada semente cultivada representa vida, e comida boa na mesa! As agricultoras e os agricultores do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Mariluz, Noroeste do Paraná, sabem disso. Tanto que, ao longo de quase um ano, cultivaram 12 variedades de mandioca de mesa, avaliaram os resultados do plantio e compartilharam sementes (ramas) ao final. Saiba mais!

Plenária Articulação Nacional da Agroecologia 

Entre os dias 5 e 8 de julho, ocorreu, em Belo Horizonte (MG), a Plenária da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em que FLD-CAPA esteve representada pelo colega Laurderson Holz. 

Entre os assuntos debatidos, estavam as estratégias e mobilizações prioritárias para o próximo período e a campanha Agroecologia nas Eleições, cujo propósito é estimular o debate acerca de políticas públicas voltadas à Agroecologia. 

O encontro celebrou também os 20 anos da ANA, formada por coletivos, organizações e movimentos que constroem agroecologia em todo o Brasil. 

Plenária do Núcleo Sul da Rede Ecovida em Canguçu (RS)

No dia 11 de julho, foi realizada a Plenária do Núcleo Sul da Rede Ecovida em Canguçu (RS). Envolveu as coordenações dos grupos agroecológicos de Arroio do Padre, Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu, Turuçu, Morro Redondo e Cerro Grande do Sul. Saiba mais: https://bit.ly/3S5BjBv

2º Seminário de Agroecologia

O Seminário de Agroecologia reuniu cerca de 40 agricultoras e agricultores de base ecológica em Erexim (RS), no dia 8 de junho. O encontro foi promovido pela Cooperativa Nossa Terra e FLD-CAPA. Entre os temas estavam a produção agroecológica de ovos, mandioca, açúcar mascavo, grãos, porcos moura, tomates rasteiros e feiras. Veja fotos do evento!

eskort mersin - eskort adana