DOAR AGORA

Programa de Pequenos Projetos

Notícias

Programa de Pequenos Projetos
14 de junho de 2022 Diangela Menegazzi

O PPP esteve representado no Encontro do Coletivo de Fundos e Programas de Pequenos Projetos da América Latina e Caribe, realizado no formato virtual, entre os dias 10 e 11 de novembro. Reunindo 17 organizações de diferentes países, quatro delas do Brasil, o encontro teve como objetivo compartilhar as experiências de gestão desenvolvidas pelos fundos e programas no contexto da pandemia de Covid-19, elaborar propostas e estratégias para o contexto de transição, e conhecer novos instrumentos de PPM para a gestão.

No dia 12, o Programa lançou novos editais para apoio a projetos. Com foco nas áreas de Diaconia, Justiça de Gênero, Justiça Socioambiental e Justiça Econômica, os editais têm como objetivo o apoio a ações na defesa de direitos, na promoção da economia popular solidária, no fortalecimento de ações de incidência em justiça de gênero, na promoção de segurança e soberania alimentar e no fortalecimento de instituições, fóruns e redes, para uma atuação estratégica frente ao contexto de aprofundamento das desigualdades e os impactos impostos pela pandemia. Serão apoiadas propostas com valores entre R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) que atendam aos objetivos de cada edital e aos critérios de pré-seleção e avaliação de projetos. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 17 de dezembro, e os editais completos podem ser acessados através do link fld.com.br/editais/2021/editais2021. No dia 2 de dezembro, foi realizada uma live trazendo orientações sobre o envio de projetos aos editais.

Também neste mês, no dia 17, foi realizado o segundo encontro virtual do Ciclo de Encontros Formativos sobre Gestão Democrática com Justiça de Gênero, que está sendo desenvolvido com grupos apoiados pelo PPP nos anos de 2020 e 2021. Com o tema “Justiça de Gênero e Raça”, a formação lançou olhar sobre as interseccionalidades em forma de roda de diálogo e com trabalho em grupos, para partilhas e aprofundamentos, a partir dos contextos de cada grupo e seus projetos.

Nos dias 23 e 24, a equipe do PPP que estará acompanhando pequenos projetos a serem apoiados no contexto do projeto “Sistemas Agroalimentares Justos e Resilientes na Amazônia”, financiado pela União Europeia e executado em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e Capina, esteve reunida no Rio de Janeiro. Juntamente com representações das organizações parceiras, deram início ao processo de planejamento das ações que envolverão o componente de apoio a projetos e de formação em viabilidade econômica e gestão democrática com justiça de gênero junto a grupos, coletivos e associações no território.

eskort mersin - eskort adana