DOAR AGORA

Feira de sementes crioulas e tecnologias populares resgata e promove conhecimento popular

Notícias

Feira de sementes crioulas e tecnologias populares resgata e promove conhecimento popular
29 de novembro de 2021 zweiarts

10ª edição da feira valoriza saberes tradicionais e contribui para a sustentabilidade

Aconteceu no último dia 07, a 10ª edição da Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, no município de Canguçu/RS, com o tema “Sementes Crioulas: semeando resistência, colhendo alimentos e compartilhando saberes”. A feira é um espaço importante para a valorização de saberes populares, troca de sementes, tecnologias e também por ter se tornado referência para discussões sobre temas importantes para a agricultura familiar e povos tradicionais.
Além de povos indígenas, agricultores kilombolas e familiares, a feira contou com 70 expositores, envolvendo famílias produtoras de sementes, mudas, agroindústrias, feiras e artesanato. De acordo com os organizadores da feira, estima-se que passaram pelo espaço, cerca de 10 mil pessoas.

De acordo com Zamir Cardoso, técnico de FLD/CAPA a feira é um marco para a região e de fundamental importância para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos por famílias agricultoras e suas associações e cooperativas na manutenção da autonomia dessas famílias através da conservação de variedades de sementes crioulas. “A feira é um marco para Canguçu, onde a cooperativa União tem um forte trabalho de base envolvendo famílias que preservam sementes crioulas e varietais, tem a sua fonte de renda e ainda conservam uma grande diversidade genética de variedades de milho e feijão. Comemorar 20 anos de feira de sementes é algo marcante para o CAPA que sempre apoiou o evento realizado pela Cooperativa União junto dos demais parceiros”, conclui.

Principalmente a agricultura familiar tem a vocação de manter a disponibilidade e variedade das sementes crioulas. Além da preservação deste rico e importante material, a autonomia em relação a empresas e países é fundamental para garantir a soberania e segurança alimentar das populações. As sementes crioulas, por estarem adaptadas às regiões, são mais resistentes e menos dependentes de insumos externos, o que também é um grande benefício. Além disso, as sementes apresentam também uma garantia de diversidade de alimentos e contribuem para a biodiversidade dentro dos sistemas de produção, o que reflete na sustentabilidade dos sistemas naturais e dos sistemas cultivados.

De acordo com o coordenador geral de FLD/CAPA Pelotas, Roni Bonow, participar da realização da feira ao longo das duas últimas décadas está também dentro da missão do CAPA que é valorizar conhecimentos tradicionais e buscar a autonomia e soberania da população, principalmente de povos tradicionais e os da agricultura familiar. “A feira de sementes é um espaço muito importante de troca e resgate de sementes crioulas, já que é a partir delas que surgem praticamente todos os alimentos e passadas de geração em geração guardam uma vasta gama de diversidade genética, além da identidade cultural dos povos que as conservam”, completa.

Dentre as diversas atividades, a feira contou com a reunião do Fórum da Agricultura Familiar, que completou 25 anos de atuação, o tradicional seminário da feira, além de trocas de sementes e comercialização de artesanato e produtos da agricultura familiar e ainda com shows de artistas locais.

A Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares é uma realização da Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Canguçu/RS e região, em conjunto com o CAPA, Associação Arpa-Sul, Furg, E.E.E.M.Oziel Alves Ferreira, Etec Canguçu, Bem da Terra, Fórum da Agricultura Familiar, Unaic, Emater, Prefeitura Municipal de Canguçu, UFPel, Efasul e Embrapa.

Texto: Rocheli Wachholz | CAPA
Fotos: Arquivo CAPA

eskort mersin - eskort adana