DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA inaugura novo ponto de feira no dia em que completa 43 anos
17 de maio de 2021 Diangela Menegazzi

No dia em que a instituição completa mais um ano de atividade, novo ponto de comercialização é inaugurado em Pelotas

Amanhã (18) o CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) completa 43 anos de fundação e atuação junto às famílias agricultoras na região e inaugura, com 20 famílias produtoras, um novo ponto de feira em Pelotas/RS. A feira passará a ser mais uma alternativa de geração de renda, um canal direto de comercialização e também permitirá aos consumidores adquirirem produtos agroecológicos – produzidos sem insumos químicos, adubos sintéticos ou agrotóxicos e ainda preservando a biodiversidade, os mananciais de água, o solo e o ar.

De acordo com Mateus Kuhn, engenheiro agrônomo da FLD/CAPA Pelotas, que acompanha as famílias no processo produtivo, de organização associativa e certificação, auxiliar as famílias na busca e organização de um novo ponto de comercialização era tarefa imprescindível para viabilizar a produção, pois além de produzir os alimentos, as famílias necessitam de auxílio para colocar os seus produtos no mercado. “Assessoramos às famílias no processo produtivo, de organização e certificação, mas também é fundamental para eles que o CAPA apoie ações de comercialização que gerem renda e garantam mercado consumidor”, explica.

Para Ereni Sá Brito, agricultora familiar de Pelotas e coordenadora do grupo Ecológico Colônia Osório, o apoio para organizar e viabilizar a feira é fundamental, para garantir mercado consumidor aos alimentos produzidos pelas famílias. “As expectativas sobre a feira são as melhores possíveis, teremos uma relação mais próxima entre produtor e consumidor o que é muito proveitoso para ambos os lados. Para o produtor é uma satisfação poder entregar produtos de qualidade, sem agrotóxicos e químicos para enriquecer a saúde das famílias”, conclui Ereni.

Qualidade de vida

Um dos principais objetivos do CAPA ao longo dos seus 43 anos de existência é melhorar a qualidade de vida na zona rural, para que sejam espaços de vida digna em todos os seus sentidos. De acordo com o Coordenador da FLD/CAPA Pelotas, Engenheiro Agrônomo, Roni Bonow, “Inaugurar mais uma feira, justamente no dia em que o CAPA completa 43 anos de atividades é muito simbólico, pois sempre buscamos produzir alimentos de maneira sustentável e assim também permitir que os consumidores tenham ‘Comida Boa na Mesa’”, conclui.

São 20 famílias agroecologistas de Pelotas e região que compõe a feira, organizados em dois grupos produtivos. Eles irão comercializar uma grande variedade de verduras, frutas, legumes, sucos, panificados, temperos, chás, entre outros produtos da agricultura familiar.

Serviço:

Feira Grupo ao Entardecer terra Limpa
Dia: Todas as terças-feira
Horário: Das 14 às 19h|
Local: Rua Guilherme Wetzel, esquina Avenida Fernando Osório | Centro | Pelotas/RS

Contatos para mais informações:

Mateus Kuhn (engenheiro agrônomo do CAPA) 98439 1946
Rocheli Wachholz (assessora de comunicação CAPA) 99122 4491

eskort mersin - eskort adana