DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Orientações para prevenir-se da covid-19
21 de setembro de 2020 Núcleo Marechal C. Rondon

Pesquisas recentes mostram que além de danos nos pulmões, o Sars-CoV-2 pode afetar o coração, os rins, o intestino, o fígado, o pâncreas/sistema endócrino, o sistema vascular e até o cérebro. Cientistas também constataram que quanto menor a quantidade de vírus que a pessoa recebe, menor será a gravidade da doença covid-19, por isso é fundamental usar máscara. (A foto acima foi tirada em época anterior à pandemia, em uma reunião de mulheres para partilhar informações sobre saúde)

Há 17 anos o CAPA/Núcleo Santa Cruz/RS trabalha com grupos de saúde comunitária, estimulando uma alimentação que promova a saúde. “A receita que escolhemos para esta edição do Recado da Terra é pasta de açafrão, pois é muito boa para aumentar a imunidade”, afirma Melissa Lenz, nutricionista e coordenadora do núcleo (ver receita na foto abaixo). “Nas palestras nos grupos também falamos de outros alimentos como mel, própolis e limão, que fortalecem o sistema imunológico.”

Compartilhamos a seguir materiais organizados pela enfermeira Grasiela Michels e disponibilizados nas palestras promovidas nos 16 grupos de saúde comunitária da região onde atua o núcleo Santa Cruz.

A cada edição do jornal Recado da Terra é compartilhada uma receita saudável

Propriedades da curcuman ou açafrão da terra

Os mais diversos temperos/condimentos existem e estão disponíveis para que façamos o uso deles no preparo de pratos/ alimentos. Todos os temperos são ricos em diversos nutrientes mas os de maior quantidades são os sais minerais e as vitaminas, importantes para a manutenção da nossa saúde. A grande maioria dos condimentos  também podem ser usados com chá para alguns problemas de saúde. Quando você tem uma horta de chás e temperos na sua casa e faz uso deles, você tem muito mais saúde e vitalidade. Não compre ou consuma temperos industrializados e artificiais, seu corpo não precisa disso, ali existem muitos aditivos químicos que alteram o seu paladar e o bom funcionamento do seu organismo. Por isso apostamos e divulgamos o uso e os benefícios dos temperos naturais para você e sua família.

Você já ouviu falar ou conhece a Cúrcuma ou açafrão da terra (Curcuma domestica Valenton, Amomum cúrcuma Jacq, Stissera cúrcuma Raeusch)?. De repente você já viu em algum alimento/prato preparado ou na sessão dos temperos em forma de pó no mercado, essa saborosa planta de cor amarelada. Ela é uma planta amplamente cultivada em quase todo o território brasileiro em quintais domésticos para uso alimentar, condimentar e medicinal. Também cultivada ocasionalmente como ornamental em jardins. Seus rizomas(raiz) são amplamente utilizados na culinária, sendo inclusive comercializado em forma de pó. São usados principalmente com corante alimentar e como condimento. Ele só propaga por rizoma (raiz).

Na alimentação o seu pó pode ser usado em queijos, mostardas, manteigas, maioneses, caldos/sopas/cremes salgado, molhos de carnes, no arroz e em tantos outros pratos. Você pode também bater a raiz ate formar um creme, acrescentar sal, cebola e usar com tempero para as preparações. Isso deve ser guardado na geladeira e consumido em 20 dias. As folhas da cúrcuma também podem ser usadas para embrulhar carnes a serem assados como peixe, frango e porco, dando aroma e sabor ao alimento.

Essa pequena raiz tem grande potencial antioxidante, alfa e betacaroteno, dois potentes antioxidantes naturais, o açafrão possui ainda o alfa-crocin, carotenoide responsável pela coloração dourada da especiaria, que protege as células nervosas e promove a regeneração dos nervos. É uma excelente alternativa usar a raiz (rizoma) na forma de chá ou na alimentação para quem tem problemas estomacais (azia, má digestão, estufamento), pois ele estimulará a secreção biliar. Quem não tem a bílis também pode usar, pois auxiliará o bom funcionamento do fígado. A planta confere ainda ação antinflamatória sendo amplamente usada em forma de chá (raiz) em gargarejos de boca e garganta, assim como em forma de emplasto (ralar a raiz) para dores articulares

Ainda sobre os diversos benefícios do açafrão estão sua ação antisséptica, aumento da imunidade, antidepressiva e anticancerígena, atuando principalmente na prevenção. É ainda uma grande fonte de minerais e ricos em Vitamina A, ácido fólico, riboflavina e Vitamina C, essenciais para uma boa saúde.

Por incrível que pareça, as propriedade anti-inflamatória e as propriedades antioxidantes da cúrcuma influenciam diretamente no controle da diabetes. Enquanto os antioxidantes trabalham para reduzir os radicais livres, os agentes anti-inflamatórios dão mais poder à resistência da insulina do nosso corpo, reduzindo os índices glicêmicos em portadores de diabetes e obesos.

Limão, alho e mel em benefício da saúde

Diante das ameaças de contrairmos doenças facilmente transmissíveis, como covid-19, nada melhor do que fortalecer o sistema imunológico, na tentativa de que o organismo consiga combater os vírus, a partir de alimentos naturais.

Não é de hoje que o trio limão, alho e mel são reconhecidos por seus inúmeros benefícios á saúde. Seja utilizado individualmente nas receitas medicinais ou combinados, esses alimentos aumentam a imunidade do organismo e podem prevenir uma série de doenças. Além disso, as facilidades em encontrar esses ingredientes, geralmente vendidos em supermercados e feiras, e o custo baixo tornam as receitas caseiras acessíveis a todas as pessoas. 

Existe um consenso entre os especialistas da saúde que o limão é um alimento poderoso. O consumo frequente desta fruta pode trazer diversos benefícios para o organismo. O limão é uma fonte riquíssima em vitamina C, dentre outros nutrientes, responsáveis por aumentar a imunidade do corpo, ajudar na absorção do ferro e ameniza sintomas de algumas alergias.

A vitamina C, ou ácido ascórbico, ajuda nas reações bioquímicas entre as células, é responsável por dar resistência ao dentes, ossos, paredes dos vasos sangUíneos e tendões e tem papel importante na produção de hormônios e neurotransmissores.

O limão fortalece e limpa o sangue, combate o envelhecimento precoce, ajuda a baixar níveis de colesterol ruim (LDL), previne anemia e os males respiratórios, reduz o risco de desenvolvimento de tumores, doenças cardíacas e enfermidades dos olhos.

Cinco motivos para consumir limão

Antioxidante: graças á vitamina C, o limão combate o envelhecimento precoce das células prevenindo doenças.

Adstringente e Cicatrizante: ajuda na compressão dos vasos sanguíneos, impedindo hemorragias e acelerando a recuperação de ferimentos.

Alcalinizante: o consumo regular da fruta ajuda a neutralizar ácidos prejudiciais ao organismo.

Anticancerígeno: contém substâncias capazes de evitar o desenvolvimento de algumas células cancerígenas.

Antivirótico e Bactericida: Aumenta as defesas naturais do corpo, impedindo a ação nociva de vírus, bactérias e fungos.

Propriedades do alho

“Mais do que dar sabor especial ás receitas, o alho é capaz de manter seu organismo livre de doenças se for consumido um dente de alho cru por dia”, revela Melissa. Entre inúmeros nutrientes que estão em sua composição, ela destaca três principais:

Alicina: é a substância responsável pelo aroma típico do alho e só se forma quando esse alimento é amassado ou mastigado. É que o alho apresenta duas outras substâncias, a aliinase e a aliína, que são armazenadas separadamente. Quando o alimento é amassado, as membranas que as isolam são rompidas e, em contato, elas dão origem á alicina. Além de ser um meio de defesa da planta ao ataque de insetos e parasitas, a alicina, quando consumida, ajuda a controlar a pressão alta e tem ação antibacteriana e antiinflamatória.

Óxido dialildissulfeto: é responsável por regularizar as taxas de colesterol no organismo. Esse elemento reduz o nível de colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), auxiliando o organismo a prevenir as doenças cardiovasculares.

Selênio: é um mineral que previne a formação de placas de gordura e coágulos nas artérias, controla a pressão arterial e fortalece as defesas do organismo, principalmente contra a ação dos radicais livres.

Importância do mel

O mel é um alimento importante porque auxilia no equilíbrio do processo biológico do organismo humano. Isso ocorre graças às vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos que estão presentes no mel. Entre estas Melissa destaca:

Cálcio: auxilia na formação e manutenção dos dentes e ossos. Também é importante na prevenção do raquitismo.

Ferro: combate anemia, aumenta o apetite e a disposição física e mental.

Fósforo: ajuda a melhorar a memória, reduz a fadiga e atua também na prevenção da osteoporose.

Proteínas: melhora a saúde das células, facilita a digestão, favorece o crescimento e aumenta a imunidade e a resistência do organismo.

Sódio: combate o cansaço e a fraqueza, sua falta no organismo ocasiona anorexia e diarréia.

Vitamina C: favorece a cicatrização, a absorção de ferro, fortalece o corpo contra infecções e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim(LDL).

Por fim, Grasiela reforça que “apesar de naturais, esses alimentos, assim com algumas ervas medicinais, também podem apresentar contra indicação. Assim, na hora de escolher seus cardápios, é preciso ficar atento se você ou outras pessoas que irão consumi-los devem ou não o fazer”.

Texto: Cláudia Dreier para o Jornal Recado da Terra, Edição Primavera 2020